terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fantasmas da Ponte Rio Niteroi


A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na Baia de Guanabara, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói.
O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um tunel.
Entretanto, somente no século XX em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. 


Na construção da Ponte Rio–Niterói, inaugurada em março de 1974, alguns dos seus 10.500 operários morreram afogados na baía de Guanabara. 

Aí começa a lenda...

Durante a construção deste gigantesco monumento, de certo houve muitos acidentes, alguns graves, provocando até a morte de operários. Às vezes por algum descuido um homem caia do alto da ponte, outro caia da embarcação.... Cerca de 5 funcionários morrem atropelados na Av. Brasil quando faziam sinalização da obra.

Destas mortes criou-se uma das mais famosas LENDAS URBANAS do RJ: Durante a fundação submarina da ponte, vários mergulhadores teriam se afogado. Reza a lenda que  existem nas colunas da ponte, centenas e centenas de homens “nordestinos’ que por inexperiência teriam ficado presos e ali morreram no concreto”.

Hoje quando se caminha na parte interna da ponte, (área restrita a manutenção), é possível ouvir os gritos de socorro dos fantasmas daqueles pobres trabalhadores.. Há quem diga que tudo isso é verdade: Ou não... Mas LENDA URBANA é isso; se inspira em fatos reais e sobrevive da imaginação e credibilidade que lhe é dada pelas pessoas.

Procurando na internet, vi esse depoimento da blogueira Leila Franca, que morando no Rio, precisava atravessar a ponte todos os dias para estudar em Niteroi.

" Quando eu voltava, já eram umas 11h da noite e muitas vezes vi todas as pistas vazias. Só eu lá.

Às vezes o vão central ficava dentro de uma nuvem de neblina. Eu ia dirigindo e de repente entrava dentro da nuvem. Era um cenário estranho. Tudo branco. Pensava que se fantasmas existissem, então alguns deles deviam morar bem ali.

Eu tinha uma sensação inexplicável ao me aproximar do ponto mais alto da ponte. Alguma coisa na atmosfera mudava ao atingir aquela área. Quando voltava tarde da noite, sozinha, costumava me distrair conversando comigo mesma em voz alta. Passava a vida à limpo e até cantava a toda altura. Era como estar sozinha no mundo.

Com o tempo, passei a cumprimentar os supostos fantasmas, assim que passava pelo local. "Alô! Alô! Estou na área! Vou passar no meio de vocês! Não precisa se assustar! Segurem o vendaval por 10 minutos!"

Fiz isso durante muito tempo brincando, feliz da vida. Mas uma vez, quando eu tinha acabado de passar pelo vão central em direção ao Rio, num ponto onde podia ver quase toda a pista, deserta aquela hora da noite, um carro preto passou por mim numa velocidade tão grande, que eu não vi ele se aproximando e creio que no tempo de um piscar de olhos desapareceu no horizonte. Eu devia estar a 90 km/h. E aquele automóvel? Estava a 200 km/h?

Até hoje tenho dúvidas se aquele carro era mesmo de verdade."
 
Verdade? Mentira? Eu quando passo pela ponte fico so olhando pra frente, morro de medo daquele marzão la embaixo. Agora que eu to sabendo desses "fantasmas", acho que não volto a Niterói tão cedo.


Fontes:
Wikipedia
Blog da Leila Franca
Sobrenatural.org/lendaurbana

19 comentários:

  1. E muito estranho mesmo a ponte, uma vez quase bati na mureta mas eu vi uma sombra sinalizando pra nao ir pra la ai desviei, pq tava sem luz numa parte da ponte e o meu farol tava quebrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez vinha eu dirigindo pela ponte de madrugada quando eu cheguei no ponto mais alto parecia cena de filme de terror vi o kid bengala andado pelado pela ponte me assustei com aquilo acelerei meu carro. Nunca mais passei ali

      Excluir
  2. Todo domingo eu vou para a casa da minha tia em SG,e quando eu volto por volta de meia noite ,sem quase nenhum carro na ponte ,eu vejo uns espiritos trabalhando para concluir o termino da ponte e outros se arrastando feridos e protestando sobre a passagem do onibus.Ate o Michael Jackson estava dançando lá.

    ResponderExcluir
  3. Sem violência _ os espiritos falavam

    ResponderExcluir
  4. Estava de moto indo trabalhar, pasando pela ponte ai e vi um vulto depois pensei na construsao da ponte, de pessoas q morreu
    + era o mussum, sabia q era ele pq ele me ligou.

    ResponderExcluir
  5. Certa vez passei pelo ponte e vi algo dos sonhos, uma mulher saindo.do carro, parecia q tinha acabado de brigar com o cara q tava dirigindo ela sai nervosa do carro so q tinha algo muito diferente, ela tava pelada , totalmente nua e era muito linda, com silicone, malhada nunca vo esquecer por q depois eu cai e acordei com um sorriso de orelha a orelha

    ResponderExcluir
  6. Verdade ou mentira, quando passarmos pela ponte, temos que pedir a Deus para guardar as almas das pessoas que fizeram a obra, pois quem inventou "isto" deve estar vivo até hoje, e a sua família sossegada e a família dos que se foram perdeu um "elo" da família, e os governantes DEVEMdar honra ao mérito aos que trabalharam e morreram lá. A ponte deveria ser chamar : Joaquim, Jose, Severino e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê dois troféus pro autor desse comentário. Pra caso ele perca um.

      Excluir
  7. Esses comentaristas anonimos tem muita imaginação

    ResponderExcluir
  8. Isso que da o alto consumo de crack... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. eles veem coisas porque as coisas não são como deveria ser ok?!

    ResponderExcluir
  10. Esses dias estava passando de carro, era umas 01:10 da manhã quando derrepente aparece uma mulher devia ter 23 anos de saia com um corpo de modelo, paro o carro e levo ela para minha casa. Não era fantasma e ainda aproveitei o resto da noite. No dia seguinte acordo a mulher não estava lá, me arrumei para ir para o trabalho, vou pegar a chave do meu carro e não encontro, fico confuso vou até a garagem e o meu carro não estava lá...













    Lenda Urbana !

    ResponderExcluir
  11. Não preciso ser uma anônima, meu pai trabalhou nessa obra e quase morreu TB... E é verdade sim, mtos operários morreram, c acidentes lá . Foram concretado e não tô tô como removê-los. Isso não é lenda foi vdd! Quanto aos gritos isso é lenda. Morreu mais de 70 pessoas

    ResponderExcluir
  12. Trabalhei na manutencao da ponte por 4 anos de 1980 a 84 seguidamente caminhavamos pela parte do seu interior e as vezes ficavamos horas por lá. Nunca ouvimos falar de fantasmas isso é mito.

    ResponderExcluir
  13. Uma vez o penel da minha moto furou na ponte, até que apareceu um cara e me perguntou :você conhece o Irineu? Eu respondi não. Ele falou nem eu...

    ResponderExcluir
  14. 10 mil? Pensava que só 10...
    E na época os recursos eram bem menores.
    Passei por tal muitas vezes. Via de tudo: engarrafamento, ventania.
    Uma vez o pedágio custava 215 alguma coisa onde gerou um baita engarrafamento (não havia troco quase). Depois voltou para 200.
    A parte central dá até algo.
    Onde até acidentes já ocorreram. Sem falar em outros crimes.

    Rodrigo (POA RS)

    ResponderExcluir
  15. Já vi muita coisa sem explicação nessa ponte, engarrafamento, acidente, fila pro pedágio, mas a coisa mais inexplicável q já me aconteceu nela, foi uma vez q demorei duas horas e meia pra atravessar

    ResponderExcluir
  16. Morava muito próxima da ponte tinha 13 anos lembro do acidente de março/70.Muitos operários morreram afogados e soterrados no concreto. Foi muito triste até hoje lembro do estrondo q foi muito grande. Estavam fazendo teste na ponte.Lembro q foi na semana santa.😔

    ResponderExcluir