quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Itacolomi - O bairro que sumiu do mapa

                                 

Se em algum futuro distante, contarem que um bairro inteiro da Ilha do Governador, deixou de existir, certamente será considerada como mais uma lenda urbana.
No entanto, Casas, escolas, campinhos de futebol, um clube chamado Cruzeiro e até mesmo algumas amizades foram separadas em nome do progresso, quando o Itacolomi passou a ser apenas uma saudade. 



                                         Ruas do bairro enfeitadas para a Copa de 1970   


A origem do bairro remonta a época das fazendas dos Beneditinos e das Colônias de alienados, as quais se instalaram no Galeão até a década de 20.
Até o final dos anos 60, a região do Itacolomi manteve as características de uma zona rural. Casas baixas, áreas verdes preservadas e principalmente muita amizade entre os moradores. As ruas sem calçamento eram um convite a se andar descalço.
Com a construção do Aeroporto Internacional, na época conhecido como “supersônico” , toda a região foi arrasada e seus moradores alocados em outros locais .
Sob a justificativa de que as obras do Aeroporto Internacional precisavam avançar (o que nunca chegou a acontecer de fato),o governo desapropriou as casas, derrubou tudo e o Itacolomi passou a ser apenas uma lembrança na memória de seus moradores. 



Restos do casario demolido e até mesmo da Escola que lá existiu ainda são visíveis, passando-se por uma abertura no muro que separa a área do aeroporto. 


                           Itacolomi hoje, abaixo o aeroporto Antonio Carlos Jobim
                                     
Essa historia ainda não terminou de ser contada, existe uma comunidade no orkut chamada Itacolomi anos 50 a 90, em que os antigos moradores contam como era viver nesse lugar.




176 comentários:

  1. Dessa história eu nunca tinha ouvido falar. Será que a desapropriação de um bairro inteiro era mesmo necessária? Me parece um exagero. Talvez as autoridades acharam perigoso a proximidade com o novo aeroporto. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao era necessario, tanto que hj se vc atravessar a pista, quase chegando ao aeroporto, o muro esta lá, na pista de chegada pro AIRJ, vc vai ver um bairro fantasma, casas demolidas, arvores que enmendaram suas copas e mt saudade

      Excluir
    2. Só quem viveu lá sabe a grande perda que foi.
      Ver tudo ser destruido, amigosindo embora,sonhos...
      Guardo com imensa saudades tudo que vivi ali!!

      Excluir
    3. Só quem viveu lá sabe a grande perda que foi.
      Ver tudo ser destruido, amigosindo embora,sonhos...
      Guardo com imensa saudades tudo que vivi ali!!

      Excluir
    4. Fátima Rodrigues foi algo estranho que fizeram derrubaram casas boas a proximidade do aeroporto não tem sentido a predios próximo dali e a pista que leva ao aeroporto tem locadora de carros hoje moro em campos dos Goytacazes so sinto muita falta desse lugar

      Excluir
    5. Olá, meu nome é Carla, morei no Itacolomi, na rua 04 ou Rua Dr Jasmelino número 228, doi triste essa desocupação, aposentados que moravam no bairro foram morar em Caxias e Magé muito triste, aposentados morreram de depressão por terem q sair de suas casas mas foi uma decisãob da Aeronáutica na época, tenho 41anos e passei toda a minha adolescência nesse bairro, era bom morar lá, brincar nas ruas e ter uma infância que hoje, ja na existe, disseram que iriam construir um Hotel e estacionamento para complementar a segunda parte do aeroporto.Mas até hoje nada foi feito. Estudei na Escola Mun Nossa Senhora do Loreto, que tambem nao existe mais...Histórias e vidas foram esquecidas.

      Excluir
    6. Foi super bom morar lá eu também estudei na escola Municipal nossa senhora do Loreto apesar dos anos ainda sinto falta do lugar morei na AV2 e depois a AV7 por último na rua 54 hoje estou e m Campos dos Goytacazes

      Excluir
    7. Meu nome e Eliezer, conhecido por todos como Zezé neto de cassiano morava na estrada do itacolomI, 1816 próximo ao campo do cruzeiro , tbm estudei na escola nossa senhora do Loreto sinto muitas saudades do bairro e dos amigos . Muitos estão espalhados pelo Rio foi uma covardia que fizeram conosco e nossa história

      Excluir
    8. Meu primo Vágner morou na Rua 3. Meu pai Hélcio morou em Flecheiras. Ouvia seu nome as vezes, pode acreditar. Ons tempos.

      Excluir
    9. Meu nome e Luiz Carlos Teixeira e more tambem na Estrada do Itacolomi e me lembro muito been do lugar maravilhoso que era. Sounds filho de Senhor Waldemar Fernandes Teixeira, o Waldemar Careca que tinha Uma barbearia perfo do Campo do Paraiso, perto da tambem da clube Nautico. Vivi la toda minha infancia ate os 15 anos e mudamod para o Lagoa hoje vivo nos EUA, mas nunca esqueci de onde vim. Itacolomi Uma saudade que nao see esquece.

      Excluir
    10. Tem o grupo de itacolomi no facebook chamado: itacolomi a lenda.

      Excluir
  2. Com certesa não era necessario, lendo os comentarios da comunidade do bairro no orkut, da pra ver que eles gostavam muito de morar la. Não era uma favela ou uma area invadida, era um bairro mesmo.
    Desapropriou-se e nada foi feito no local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Meu nome é Daniela, estou fazendo um trabalho pela Fiocruz sobre o território de Itacolomi, gostaria de saber mais informações sobre o bairro.
      Vc poderia me enviar seu material por e-mail?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Morei la de 1975 ate 1994(quando casei), estudei la, E.M. Loreto Machado (Jardim de Infancia), atras tinha outra escola, estudei lá tmb, (5. serie), participei das festas juninas, depois as festas foram transferidas top afiliados pro estacionamento do aeroporto, os moradores eram civis da aeronautica, e mts que estavam inativos(aposentados) foram transferidos pra Tubiacanga e Imbarie, infelizmente os que ficaram tiveram a tristeza de ver suas casas sendo demolidas

      Excluir
    4. A outra escola era a Nossa Senhora do Loreto. Também estudei na Loreto Machado, que só ia até a quarta série. A Nossa Senhora ia da antiga quinta até a oitava série. Saí da Loreto e fui para o Lemos. Estudei na Loreto de 69 até 73. No Lemos eu estudei de 74 até 79. Em 80 fiz pré vestibular no Óperon. Depois fui para a UFRJ.

      Excluir
    5. A outra escola era a Nossa Senhora do Loreto. Também estudei na Loreto Machado, que só ia até a quarta série. A Nossa Senhora ia da antiga quinta até a oitava série. Saí da Loreto e fui para o Lemos. Estudei na Loreto de 69 até 73. No Lemos eu estudei de 74 até 79. Em 80 fiz pré vestibular no Óperon. Depois fui para a UFRJ.

      Excluir
    6. onde anda a galera da rua 5 do inicio dos anos 70

      Excluir
    7. ALO DANTAS MEU CEZAR MELLO VIVI TODA MHA INFANCIA NA RUA CINCO CASA 883 GOSTARIA DE FAZER E REVER MEUS AMIGOS.

      Excluir
    8. Estudei também nas duas escolas, Loreto Machado e Nsa Sra Loreto...

      Excluir
  3. qual e acomunidade do orkut?

    ResponderExcluir
  4. Como eu disse acima, e a comunidade chamada Itacolomi anos 50 à 90.

    ResponderExcluir
  5. hoje é mato ... desfeito pela maldade do governo em ampliar o maldito do A.I.R.J que nem chegou a ser feito e nem será ...sempre visito mato a dentro e vou no terreno onde minha avó morou na rua quatro ...ou dr jasmelino...triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ricardo, nos que moramos neste bairro, ficamos muito triste. Fui algumas vezes no Dr. Avenir que morava na rua da sua avó. Eu morava próximo ao Campo do Paraíso e próximo ao PECAER que ainda existe. Fico muito feliz em falar com moradores antigos do nosso bucólico lugar. Um abraço forte, Eliezer.

      Excluir
    2. Eu era vizinho do Avenir, pai dele Sr Francisco, familia muito boa, eu morava na Rua 4 (Dr Jasmelino), 370, que saudade

      Excluir
    3. Eu morei no 369, coladinha com Dr. Avenir

      Excluir
  6. Luiz Carlos da Colina.
    Só hoje estou conhecendo seu blog e essa linda homenagem a Itacolomi.
    A comunidade do Orkut foi criada por mim, com a intenção de manter esses ex-moradores interagindo e matando as saudades do nosso bairro.Morei la´por 24 anos e foram os melhores anos de minha vida.
    Obrigado pelo seu carinho nessa postagem e gostaria de conversar com você por email.
    aloberto8@gmail.com
    Um forte abraço,
    Aloysio

    ResponderExcluir
  7. Aloisio obrigado pelo comentario, acabei de colocar essa materia na pagina do facebook, um coração suburbano. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Rafael neto de amancinho e d nina o itacolomi tdo ele er uma grande familha ex tinha a melhor festa junina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era mt boa, uma semana a festa era na rua 5, na outra era na rua 4, depois passou a ser no estacionamento do aeroporto, baloes no campo la em cima com o falecido Titi, quanta saudade

      Excluir
    2. Eu lembro do Tito,fazia perucas para vendas

      Excluir
  9. morei la ate meus doze anos estudei ate a quinta na nsra do loreto jogava bola na graminha morava na rua tres tive o desprazer de ver os tratores demolindo casas o melhor lugar que ja morei olha que ja rodei bastante ja tou com 25 anos e nunca me esqueci de la inclusive sonho direto com itacolomi ...saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que minha alma tmb ficou la, só sonho morando em Itacolomi, amizades, verao na pista do AIRJ, andava tudo da rua 6 a rua 1, depois ate a rua 1 sumiu, eu ia num açougue q tinha depois da rua 1, e quando a rua 1 enchia, e o onibus so faltava virar, kkkk coisa boaaa

      Excluir
    2. Poxa que bacana ler seus comentários. Moramos lá 1965, na rua 05, a melhor rua. Moravam lá tbm: Dorico; João Soero; Maurilho; Carlinho (Eu) e Doca(meu irmão)minha irmã Felicidade Elizabeth e minha futura esposa Zeni. Ótimas lembras. Abraços a tds!

      Excluir
    3. Eu também morei na rua 5 ou Gilgafre.Nossa tive uma infância maravilhosa, Mês de junho não passava em branco Dona Dori promovia lindas festas, com belas quadrilhas,ruas todas enfeitadas com bandeirinhas de uma ponta a outra. Que saudades de tudo aquilo que muito de nós vivemos!

      Excluir
  10. Morei em Itacolomy até 1971, fiz o primário na es Escola Nossa Senhora do Loreto, nossa Diretora D. Edila, que saudade, tínhamos de tudo no bairro, inclusive muita dificuldades...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Itacolomy, saudades !!!

    ResponderExcluir
  13. morei neste bairro por 19 anos inesqueciveis e vi as primeiras maquina de terraplanavem remover o morro onde fica o terminal 2. foi triste em ver este bairro sumir, com ela foi a amizade as lembranças de uma época magica. o tempo parava e as praias do itacolomi, só tenho ela em minhas lembranças, ficamos debaixo das folhas do mangueza existente em ambundancia naquela epoca , deslumbravamos aquela praia limpa. um pena, hoje tudo destruido.
    alcionesobrinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu morei na Freguesia, mas lembro-me de ter ido tomar banho de mar nessa praia, quase sem areias por causa dos manguezais. O que fizeram foi um crime, mais um de maus brasileiros, inconscientes e inconsequentes.

      Excluir
  14. HOJE ,9 DE JANEIRO DE 2014, EU FUI NESSE BAIRRO DESERTO! POR SER AGENTE DE SAÚDE E DE TANTO OUVIR LINDAS HISTÓRIAS, FUI MATAR MINHA CURIOSIDADE! O QUE VI FOI MUITO MATO, ALGUNS VESTÍGIOS DE CASAS DESTRUÍDAS, E MUITO MATO! VI MUITOS POSTE DE LUZ, DANDO A ENTENDER QUE ERAM RUAS! MINHA AMIGA QUE MOROU NA RUA 3, AO REVER...CHOROU! E EU CHOREI POR DENTRO, POR NÃO TER TIDO A FELICIDADE DE UM DIA TER CONHECIDO ESSE LINDO BAIRRO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, bom saber que mesmo depois de um ano, as pessoas ainda olham esse tópico. Sinal de como esse lugar era inesquecível.

      Excluir
    2. Bom dia Yasmim. Fico imaginando por onde chegar, vindo da praia. Seria onde o muro foi arrombado? Sera que posso parar por ali? Se souber como, me deixe saber tambem?

      Excluir
    3. Ate hoje choro por dentro pois toda semana passo por la para abastecer o meu carro e não tem com lembra da minha vó. Moeei na eua 4 sou neto da falecida dona zora

      Excluir
  15. Amei minha etapa que passei em itacolomi. Morei na rua 5 e comprei muito doce na venda do Renato da rua4. E fora os amigos que fiz e outros que se perderam no caminho. Pena acabar assim um lugar que passei minha infancia toda e que meus avós criaram todos seus filhos e netos. ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. doces no seu Segredo da rua 5, Renatinho da rua 4, esqueci o nome daquela senhora q vendia de tudo na rua 3, hj os filhos dela moram na subida do morro, meus vizinhos eram maravilhosos, e no final de semana o passeio era no aeroporto kkkk oh vidaoo

      Excluir
  16. MARIA DENISE DOA SANTOS3 de junho de 2014 às 16:20

    MOREI LA,,,CAMINHOES SUBINDO E DESCENDO>.ATERRANDO AS PRAIAS MUITO TRISTE,,PRA NADA,,AGORA SO MATO,,,

    ResponderExcluir
  17. Como se chega em Itacolomi hj em dia?
    Há uns 10 anos atras fui la com umas amigas, mas lembro que descemos na pista do aeroporto (ou perto disso) e fomos andando.
    Queria voltar la, mas nao sei como...alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao existe mais o ponto de onibus(pra q se nao tem mais moradores), mas caso vc ainda queira ir la, tem q descer no final do gramado do aeroporto, o muro ainda esta la, é so atravessar,mt mato, mt saudade vc encontrara

      Excluir
  18. Guardo ate hj meu uniforme do Jardim de Infancia, desde 1975, amigas inesqueciveis fiz la, aventuras, historias que viraram lenda, como a do aviao que caiu na pista e eram de ingleses, joias , depois tinha a mulher loira que aparecia no banheiro da escola, nessa epoca eu ja estudava na Lavinia, brigas, amores, a praia do Galeao nao era mangue e era uma delicia pular daquele pier, hj so saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kedima Barros, olá, desculpe você fala tão bem e com saudades de Itacolomi. Eu morei na esquina da rua 4,você lembra os nomes das meninadas ?

      Excluir
    2. ola kedima sou o laerte nos estudamos juntos lembra de mim,era eu eo ze luiz sempre juntos o baia lembra bjs saldades

      Excluir
    3. Oi Kedima, Paulinho amigo do Germano, primo de Elias. Sobrinho de Alzira e Cenira. Filho de Marli e Alfeu. Morei ao lado do Fernando Mengão. Rua3 de cima.

      Excluir
    4. Ola eu tb morei na eua 5 de 67 ate 71

      Excluir
  19. Olá,bom dia a todos que moraram em Itacolomi,ou passou perto nesta época tão marcante em nossas vidas!Meu nome é Auanauá Mendes,sou filho de Rosimara e neto de Miguel Ramos Filho,eu morei na rua 3 n 565,de 1982 a 1992,sempre que pudia eu passava por lá,atualmente só existe a rua 3 e algumas casa,entre as quais das pessoas que eram minha vizinha,tenho a foto de lá bem recente,como faço para publica elas?
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Vitor eu morei com minha familia na rua 3, casa 114, esta rua ficava em frente a Escola Loreto Machado, cursei nesta escola o primeiro ano do primário em 1965, sai de lá no inicio de 1966. Tenho muitas lembranças de lá, alguém tem fotos da rua 3 ou da Escola Loreto Machado? Se tiverem favor mandar para meu e-mail: vitorhugofm@ig.com.br. Ficaria muito feliz.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. desejo entrar em contato com a turma da rua 5 dos anos 70 adauto robson valmir papo tiao minhoca leonildo e etc.....

    ResponderExcluir
  22. Isso e bem fácil,e só você ir no barbante do lado da igreja do Loreto,que você encontrará muitas pessoas por lá desta época

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde , morei lá na rua 4 sou filho de russo e Judith, lugar maravilhoso inesquecível têm no face uma comunidade também meu nome é Aezio irmão de Roberto cocoroca, fiquei muito triste����������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembro do seu irmao jogamos muita bola juntus no compo de la eu sou o laerte irmao mais novo do pep,fabio ,job, la da rua 6

      Excluir
    2. lembro do seu irmao jogamos muita bola juntus no compo de la eu sou o laerte irmao mais novo do pep,fabio ,job, la da rua 6

      Excluir
  24. Existe uma placa perto no caminho das Canárias que indica a direção para Itacolomi. Achava que era o nome de alguma empresa. Até que dia desses, na feira, uma senhora contou sobre o bairro que sumiu. Que pena. :(

    ResponderExcluir
  25. oi eu sou o laerte morei na rua 6 e ate hoje meus olhos enche da lagrimas so de lembrar na minha infancia que foi toda la tenho muita saldades e fico muito triste pq nao tenho pra onde voltar,morei la por mais de 25 anos hoje moro em imbarie onde mora tambem boa parte dos antigos moradores,e cempre que encontro alguns o papo e sempre o mesmo soldades do itacolomi ,ruas 654321 escola nossa senhora do loreto,professoras dona ione ,dirce, sheila assunçao dona vera maria de almeida veloso ate hoje me lembro ,,saldades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei também meu amigo morei na rua 4 sou neto do seu ze pretinho e dona zora

      Excluir
  26. Hoje bateu uma nostalgia boa. A venda do Sr. Teofilo, o campo do Cruzeiro, a vila onde moravam meus tios, a chacara dos meus avos Manuel e Carlota a estradinha para as Flecheiras e as festas juninas.E aquela brisa eterna que levava o aroma doce da jaca e do caju maduro. Doce lembranca.

    ResponderExcluir
  27. Alô galera do Itacolomi!- Saudades,Saudades,Saudades!- desse maravilhoso bairro onde nasci e fui criado.Minha infância,adolescência e inicio da minha fase adulta, passei neste inesquecível bairro.Campo e Sede social do E.C.Cruzeiro,carnaval nas ruas com grupos de mascarados - CLÓVIS,MORCEGOS,DIABINHOS,CAVEIRAS entre outros grupos,carnaval(adulto e infantil)no salão do E.C.Cruzeiro,durante os meses nos finais de semana baile a noite para os mais adultos da época no E.C.Cruzeiro, aos Domingos no campo do cruzeiro, grandiosos jogos , na parte da manhã veterano e juvenil e a tarde 2º Quadro(13:00h)e 1º Quadro(Timaço- 15:00h), recebendo grandes equipes como visitantes,não podendo deixar de relatar os grandes clássicos local,CRUZEIRO X LAGOA E CRUZEIRO X FLEXEIRAS.Como é bom lembrar das grandiosas festa juninas,na Rua 5, na Rua 4 (do meio) e também aconteceu na Rua 4 de baixo(lá dancei na quadrilha do saudoso GUARANI CHARLES-MORAVA NA RUA 3- Saudades da galera no qual convivíamos mais juntos - Zeca Borracha seu irmão Tuninho, Paulino(Lino) e seu irmão Zé Pelé, Nico (com violão) e eu cantando na esquina da minha casa,Eninho e seu irmão Cutruco, Curíco(filho do seu zé),Jadir e Silvinho(sabiá)do seu Zé da Mica,os irmãos Valdir,Valnei e Valdete(filhos do Sr Paulo(Portela) E D.Flávia), os irmãos Paulo Marreta, Nilton, Gilson, Beto Capeta,e ainda Jorge Nekito Ana, Alda e Sheila (filhos do Sr.Nekito),Cacau(irmão de Jorge Maguila),as meninas Valéria(Zéca Borracha), Margarete e sua irmã Marinete , a irmã do Eninho, entre outros. Saudades Também de outras grandes amizades desse bairro, éramos uma verdadeira família, como Goiabinha e Joel (Rua 5),Gilvan, Adilson Papa Rato(Rua 3),Roberto coelho(Rua 4 (de baixo)),Paulo Sinfonia(Presidente do E.C.Sinfonia)e muito mais. Saudades do Sr.Odilon vendendo Quebra Queixo no triciclo , Saudades do padeiro da Aeronáutica vendendo pão no triciclo, saudades do conjunto musical The TOP`S,Saudades do Sr.Juliace passando filme no quintal da sua casa(Rua 3). Muitas Saudades, grandes lembranças, misturadas com a alegria de recordar tantas maravilhas e com a tristeza do Progresso acabar com um maravilhoso lugar e separar grandes amizades.Se eu fosse continuar a falar das maravilhas do Itacolomi,ficaria falando para sempre.Meu nome é Joel, morei na Avenida 3 nº 184 (esquina da Rua 4 de baixo), filho de (José Vieira(conhecido como ZÉ Vieira) e de D.Irinéa), irmão de Vieira , Jorginho e Nininho. estudei na escola N.S.DO LORETO(escola de baixo)e depois fui para Colégio Brigadeiro Newton Braga.ITACOLOMI SAUDADES...SAUDADES ITACOLOMI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Boa noite!O senhor conheceu Charles Mendonça?Ele já faleceu .Morreu lá mesmo na porta da casa dele .

      Excluir
    2. Sou Angélica, morei em frente ao seu juliace, sou irmã de Helena que casou com o ilton filho do falecido sr mimiro, que saudades desse lugar

      Excluir
    3. Bonita resenha, posso imaginar o tanto de adrenalina para escrever com tamanha exatidão.

      Excluir
    4. Boa noite Nirley moradora da rua 2 morou de 1955 a 1972 era um lugar que éramos felizes e não sabíamos

      Excluir
    5. Joel Vieira, eu morei na rua 3 casa 114, esta casa ficava ao lado da casa do Zé da Mica ( eu brincava com o filho dele, o Jadir). O meu pai se chama Salomão, era Taifero da Aeronáutica. Eu sai de Itacolomy no inicio de 1966.

      Excluir
  28. Tinha 14 anos, era mensageiro dos Correios, andava por todas as ruas de Itacolomi e vila cruzeiro. Sou testemunha viva do início do aeroporto, casas e morros demolidos, etc... Hoje verifico que não havia necessidade nenhuma de acabar com o bairro, pois era muito gostoso morar lá, respirava uma brisa interiorano. Saudades.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessidade nenhuma, mesmo. Claudomiro, vc se lembra do campo do Cruzeiro?

      Excluir
  29. MEU NOME E DOUGLAS PASSEI A MINHA INFANCIA NA RUA 4 SOU NETO DA DONA ZORA E SEU JOSE RICARDO FILHO DE MARIA JOSE SOBRINHO DO ZE MARIA ESTA NA FOTE E A MINHA ESPOSA MARCELLE ITACOLOMI NAO SAI DA MINHA MEMORIA EU VIVIA BRINCANDO PELAS RUAS ONDE VERDADEIRAMENTO TINHA-MOS LIBERDADE ME LEMBRE DO SITIO DO MEU PRIMO TIAO PAPA ARROZ ONDE MINHA MAE ME LEVA PARA VER OS ANIMAIS MUITAS SALDADES DESSE TEMPO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci papa arroz morei lá entre 1977 a 1981 foi muito bom as pessoas jogando vôlei na rua na altura do número 1581 se não me engano na av:7 saudade de enilza e do lugar de fato derrubaram várias casas sem necessidade a área existe uma pena elinho com muitas saudades do lugar

      Excluir
    2. Oi eu tambem morei lá, vc lembra do seu Fraga, Jorginho Branco, Marquinho Papa Arroz e Ze?

      Excluir
    3. Lembro de papa arroz o pai de Jarbas que tinha um caminhão a gasolina infelizmente soube que morreu tem tempo nem sei onde ele morava quem disse que ele morreu foi um irmão pena que acabou sinto muita falta mesmo se pudesse voltar não seria a mesma coisa

      Excluir
    4. Oi jarbas era meu vizinho na rua 4 papa arriz era meu primo

      Excluir
    5. Jarbas era meu vizinho na rua 4

      Excluir
    6. Disseram que o bairro sumiu por causa da possível expansão do aeroporto hoje soube que está ocioso não tem aquele movimento quando morei em Itacolomi acabaram com um bairro a toa houve um zum zum zum que iam acabar com o aeroporto isso e meio difícil

      Excluir
  30. Grande saudade do lugar morei la de 1977 a 1981 na rua 2 e depois av 7 sou elinho filho do seu Hélio que infelizmente se foi saudade ainda é grande pena que acabaram com o bairro sem necessidade

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, minha falecida mãe falava muito bem desse lugar, ela dizia que foi o melhor lugar que já viveu. Ela se chamava Lúcia Helena, filha do Sr. Francisco e sra. Lúcia, irmã de Eliésio, Vera Lúcia, Eloísio, Eloir, Francisco Carlos, Sandra Regina, Rosemery. Alguém lembra dele? Pena que não conheci esse blog antes se não teria mostrado a ela. Bom dia, obrigada

    ResponderExcluir
  32. Foi bom a década de 77 a 81 que morei em Itacolomi em fins de semana na AV 7 as pessoas armavam a rede e jogava volei em frente ao número 1581 foi ali que morei época muito legal elinho muitas saudades

    ResponderExcluir
  33. se diziam que a área pertencia ao aeroporto até hoje nada foi feito ali virou um brejo infelizmente ainda hoje sinto falta do lugar bons tempos que não volta mais falta até de Jarbas o pai dele faleceu tem um tempo tinha um caminhão a gasolina

    ResponderExcluir
  34. COM LAGRIMAS NOS OLHOS ME RECORDE LACRIMAS DE SAUDADES DO TEMPO EM VIVI EM UM LUGAR CHAMADO ITACOLOMI AS VEZES A SAUDADE DESTE LUGAR NOS CONSOME E APERTA OS NOSSOS CORACOES PELAS AMIZADES QUE FIZEMOS E PELOS BONS MOMENTOS QUE TIVEMOS ME LEMBRAREI PARA SEMPRE DA RUA 2 RUA 3 RUA 4 RUA 5 E MUITOS DOS PREZADOS QUE JUNTAMENTE COMIGO RELATAM A HISTORIA DESTE LUGAR QUE MARCOU AS NOSSAS VIDAS O TEMPO PASSA MAS AS LEMBRANCAS BOAS NOS FORTALECEM SOU O DOUGLAS ASSIM COMO O
    ELINHO IZABELA CLAUDOMIRO LAERTE TATIANA KEDIMA FOMOS ASSIM COMO OS DEMAIS ILUSTRES EX MORADORES DE ITACOLOMI SE EU PODESSE VOUTARIA AO PASSADO E VOCES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera se colocasse tudo como estava antes de fazer a burrada de derrubar as casas eu voltaria gostei demais do lugar

      Excluir
    2. OLHO DA RUA23 de janeiro de 2019 18:24 sou Jorge(dodge). morava na rua 2. Minha mãe era NEUZa(TINHA UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ) e minha madrinha, DONA LURDES (RUA 3).dinheiro extra

      Excluir
    3. Meu nome é Eliane esposa do Sanches e conheci muito sua família ! Um grande abraço!

      Excluir
  35. E uma saudade que fica foi pena que um lugar tão bom se foi hoje moro em campos dos Goytacazes não e mas como Itacolomi a gente e ainda feliz não como antes muita saudade

    ResponderExcluir
  36. ELINHO O JARBAS FOI MEU VIZINHO NA RUA 4 E SEU IRMAO MARCOS E NEUZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma pergunta chata ai vai e verdade que mataram papa arroz e o seu irmão?

      Excluir
    2. Verdade ele papa arroz era meu parente

      Excluir
  37. Jarbas foi nosso conhecido na época soube que o pai dele que tinha um caminhão a gasolina infelizmente faleceu tem tempo não lembro quando meu irmão que informou as vezes ele está no rio e soube

    ResponderExcluir
  38. Oi galera, sou Alexandre mais conhecido como Gigio da rua 5 e casei com a Ana Célia irmã do Coragem. Esse lugar só me traz lembranças boas como as festas juninas organizadas pelo Rondon, dos jogos de taco, bola de gude, pipa no Morro, do futebol todos os dias na rua com meus amigos Maninho, Cadão, Robson, Eli, Clinger e o falecido Juvenal Lanterneiro. Infelizmente isso tudo acabou e as crianças de hoje não terão essa liberdade que tivemos.

    ResponderExcluir
  39. Cadao ainda tá vivo? Se for quem eu conheci soube que se foi e de fato foi um bom lugar para a época pena que se foi

    ResponderExcluir
  40. Cadao está vivo. Quem faleceu foi Ricardo que tinha apelido de gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem lembro quem tinha esse apelido de gostoso mas foi um tempo bacana morar lá

      Excluir
  41. Um lugar que está no coração de muitos que tiveram a sorte de morar lá como eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHO DA RUA23 de janeiro de 2019 18:24 sou Jorge(dodge). morava na rua 2. Minha mãe era NEUZa(TINHA UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ) e minha madrinha, DONA LURDES (RUA 3).dinheiro extra

      Excluir
  42. sou Jorge(dodge). morava na rua 2. Minha mãe era NEUZa(TINHA UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ) e minha madrinha, DONA LURDES (RUA 3).

    ResponderExcluir
  43. E pena que acabaram com tudo minha mãe dona Conceição que está comigo em casa sabia na época que seria por pouco tempo ficar ali se você olhar o Google maps verá o terreno vazio e uma pena lembro ainda de pingo com muitas saudades e jarbas

    ResponderExcluir
  44. Oi pessoal sou LULA, morava na esquina da rua 5 com a avenida 3.
    Foiba melhor epoca da minha vida, fiz grande amizades, em todas as ruas, segue o nome de alguns deles, "CAIXOTE (rua 3), IGE(rua 4), JOHN(av 3), PAUL JULIASSE (rua 3), KLINGER (rua 5), ROSEVAN (rua 2), MARIOZINHO (rua 2), GILSINHO(rua 4), TITI(rua 2), CASCALHO(rua 5), GILSINHO(rua 4), LUIZINHO(rua 4), JADIR(rua 3), BETO MAGUIL(rua 3), MARCIA(rua 5), VALERIA(rua 5), KATIA(rua 4), NILZAO(rua 4), PAULO (rua 4), TIBICA(rua 5),SIENITA(rua 5),CARMEM(rua 5), MANINHO(rua 5), NORONHA(rua 5), MIQUIMBA(rua 5), ELOI(rua 5), CRI(rua 5), LELEQUE(rua 5), irmaos MACARRAO/MARCELO/MARCINHO/ MAURINHO(av 3), TONINHO(rua 5), JOEL(rua 5), MORCEGUINHO(rua 5), SAIDE (rua 5), LILIAN (rua 5), SELMA(rua 5), KIKO(rua 5),MOBRAL(rua 5), ANA RITA (rua 4), NA(rua 4), CESAR ORELHA (rua 5) e muitos muitos outros...
    Saudades de todos e espero encontra-los para lembrar dos nossos momentos felizes, que são muitos.

    ResponderExcluir
  45. Alguém sabe de jarbas em que o falecido pai dele tinha um caminhão a gasolina

    ResponderExcluir
  46. Eu pergunto: Não existe uma ação na justiça por indenização? Muitas famílias, como a minha, saiu sem indenização alguma. Ainda há tempo enquanto temos a memória.

    ResponderExcluir
  47. olha jota Araújo onde morava em Itacolomi foi uma área da aeronáutica infelizmente derrubaram tudo de lá o que eu soube era um bairro que não ia durar muito tempo dizem pertencer ao aeroporto até hoje está lá virou um brejo uma pena adorei morar ali em 1977 até 1981

    ResponderExcluir
  48. Itacolomi era o melhor bairro da ilha do governador,sou nascido e criado lá.
    Morei na rua 5,saí de Itacolomi com 23 anos de idade,joguei bola no Cruzeiro e sinfonia,mando um forte abraço para todos os moradores desse bairro maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou indo lá hoje com meu primo. Não sei como chegar até as ruínas. Se por acaso pudesse me ajudar...
      WhatsApp Jairo Ruas 13058770299

      Excluir
  49. É foi um bom lugar para viver só saudades do lugar da Enilza de ze Marcus e do saudoso pai de Jarbas que se foi

    ResponderExcluir
  50. É foi um bom lugar para viver só saudades do lugar da Enilza de ze Marcus e do saudoso pai de Jarbas que se foi

    ResponderExcluir
  51. Nasci e cresci em itacolomi até hoje guardo ótimas lembranças de toda minha infância q passei lá ,triste pq até 1997 eu ainda morava em itacolomi e vi muitos amigos tendo q sair de suas casas devido a história de q a área pertencia a aeronáutica, alguns moradores como eu e minha família não estavam nessa lista de desapropriação devido q meu avô comprou o terreno na época e construí ali sua casa aonde viviamos em paz ,triste saber q o bairro aonde passei minha infância e adolescência e parte dos meus 20 anos se acabar assim, até hoje através de amigos q moram na ilha sei q poucas casas ainda ficaram de pé inclusive a nossa q deixamos para trás já q não tinha mais ninguém no bairro se tivesse muito eram 2 a 3 famílias vivendo num bairro fantasma esquecido pela prefeitura e tendo q conviver dentro dos Matos já q estávamos abandonados pelo poder público daque lá época... muito triste mais o q vale são as lembranças .Relato de um morador de itacolomi Alexandre da Costa Eloy ,apelido chã da família dos parazinhos Rua 3 número 544 não esqueço até hoje da casa q morávamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd.muuto triste. Morei até o início de 2000, poucas casas e muito mato e violência.
      Triste.
      Alexandre neto da d Hilda

      Excluir
  52. Um abraço pra família Itacolomi saudades sempre...

    ResponderExcluir
  53. É muito duro mesmo acabarem com aquele lugar mesmo hoje sinto uma grande saudade de soltar pipa na AV:2 morava no n"1581 depois mudamos para a AV 7 próximo a igreja dali

    ResponderExcluir
  54. E a dona Hilda que foi morar em Teresópolis?

    ResponderExcluir
  55. Fui nascida e criada em Itacolomi. Primeiro morei do lado do armazém do Sr Morato, tinha a padaria, o açougue , o posto policial, a igreja Batista, o armário de Sr Antenor, o armazém de Sr Joaquim, o Bar de Sr Aristeu, a escola Nossa Senhora do Loreto e a Loreto Machado, a garagem de ônibus e a vila de casas rua 2,3,4,5 e 6, rua 17, avenida 2 e 3 tínhamos campo de futebol, cine do Cruzeiro, festas juninas maravilhosas, todos se conheciam, se falavam, com a construção do Aeroporto, tiraram os moradores e demitiram as casas, morei na rua 5, muitas famílias foram morar em Tubiacanga, todos os aposentados e viúvas naquela época tiveram direito a uma casa feita pela prefeitura da Aeronáutica, porém como meu pai ainda era da ativa não teve direito assim como todos que ainda estava igual a ele. Sinto muitas saudades daquele lugar maravilhoso. As vezes até sonho com um bairro que nunca deveria ter acabado e pior para nada.
    De

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a senhora deve rer conhecido minha avó, meu avô e minha mãe. Meu avô eu não sei se já era aposentado, foi enviado para Realengo, assim como muitos outros vizinhos da região.

      Excluir
  56. Sou o paulinho filho da dna.tereza e sr. Edinho sapateiro morávamos no lagoa,depois fomos morar no Itacolomi, na rua 5, eu jogava no time do lagoa,junenil, 1, e 2, quadro, realmente a rivalidade d o jogo lagoa e cruzeiro era muito grande , o domingo ficava muito mais bonito e alegre sr.quintino, quem era o técnico e o mestre nas quadrilhas juninas na rua do logoa,Valter Pacheco, presidente do clube lagoa, que deus o tenha, saudades desse lugar maravilhoso, estudei no colégio 8 1 xx alberto de oliveira, diretora DNA Zila, professora,Regina, Maria Brandão a vice diretora, yone, Suely. Alguns nomes do nosso time, careca, Marquinhos, moises, Paulinho, dela, Luiz, Ronaldo, Pinduca, waltinho, Reginaldo,parazinho Carlinhos preto , Juarez, Pelezinho, e tantos outros. Saudades, do futebol de rua, pés descalços, latinhas como balizas .tempos que nan voltam mais, eles acabaram com essa famifam chamada itacolomi

    ResponderExcluir
  57. Existe alguma rua desse bairro?

    ResponderExcluir
  58. !!!!ATENÇÃO!!!!
    Olá! Me chamo Waldney, estudante da faculdade de Bacharel em Geografia e já professor de História.

    Bom, fui morador da comunidade da Vila Juaniza e em minha infância, ia muito para Itacolomi, principalmente para pegar manga, jaca...rsrsrs.
    Bom, como não tem artigos acadêmicos exclusivo sobre o bairro, estou com a intenção de iniciar a criação de informações e criar literatura sobre o bairro.

    Gostaria de saber se os moradores do bairro, que aqui se pronunciaram, poderiam conceder entrevista, para este possível artigo, que também será um documentário. Sou morador da Freguesia, na Ilha do Governador. Caso concorde, me comunique, por favor!
    WHATSAPP: 980312577.

    ResponderExcluir
  59. Bom Dia!Sou filho do saudoso Zico e Tereza que morava na rua 3,bem próximo a Loreto Machado.Que informar que todos segundos sábados de Dezembro,há um encontro em Tubiacanga com ex moradores do ITACOLOMI.Abraços

    ResponderExcluir
  60. Legal quando puder vou lá já estive lá para encontrar com Jack sobral não encontrei tem muito tempo esse bairro mudou muito elinho morador com muitas saudades de Itacolomi filho do saudoso seu Élio conhecido de Jarbas

    ResponderExcluir
  61. Eu Ieda e Graça Rua 3 também estudamos no Nossa Senhora do Loreto também temos saudades

    ResponderExcluir
  62. E de fato um lugar que deixou saudades morei em Brasília mais em itacolomi foi bom enquanto durou o lugar me marcou muito tempos da discoteca festas no bairro hoje já não é o mesmo fiquei lá de 77 a 1981 depois fui morar na rua 54 hoje moro em campos dos goytacazes

    ResponderExcluir
  63. Infelizmente meu amigo aquilo lá virou um matagal acabaram com tudo nem sei se aquele comércio próximo da igreja da av 7 ainda está lá conhecia as pessoas de lá só não lembro o nome tem tempo que moro em campos dos goytacazes uns 35 anos só uma coisa deixou saudades

    ResponderExcluir
  64. Fui professora na Escola Loreto Machado. Sinto saudade. Meu nome é Liege.

    ResponderExcluir
  65. Olá sou Élio também estudei lá na década 70 mais em 77 foi bom sinto falta do lugar até hoje gostaria de saber para onde foi Enilza e tantos outros que conheci nesse Colégio nunca mais eu os vi depois que sai da Ilha em 1983 muitas saudades desse lugar estou hoje em campos dos Goytacazes

    ResponderExcluir
  66. Morei na rua 4 do meio sou neta do sr.oswaldo.quando sonho em criança e sempre lá que lugar maravolhos Saudades das festas juntinhas da copa de 82 Dos campeonatos de queimado.Morava em frente ao Sr.Renatinho ainda encontro alguns antigos moradores mas a Saudade é eterna.Saudades do Paulinho nosso amiguinho que partiu cedo demais...

    ResponderExcluir
  67. Foi bom sim aquele lugar lamento por seu amigo Paulinho morei na AV 7 nem sei mais quem era Paulinho talvez eu não cheguei a conhecer infelizmente sai daí em 1981 fui morar na rua 54 e vim para campos em 1983 a copa de 82 vi na rua 54 grandes saudades daí

    ResponderExcluir
  68. Alguém sabe dizer por onde anda Jarbas ? Desde de 1986 se não me engano quando veio para campos dos Goytacazes que não o vi mais

    ResponderExcluir
  69. Olha Jairo tem uma peixaria antes da entrada de itacolomi e depois da prefeitura dobra a direita tem uma pista larga na frente nem sei se existe acesso para lá infelizmente aquilo lá acabou tantos anos e derrubaram tudo sem necessidade

    ResponderExcluir
  70. Foi legal enquanto durou um sonho que se foi

    ResponderExcluir
  71. Morei na vila do pecae sai em 71 aos 17 anos fui jogado em bonsucesso perdi o foco totalmente em um mundo que nem sabia que esistia foi muito dificio mas sobrevivi .

    ResponderExcluir
  72. Sou Eliane Ribeiro .Um absurdo o que fizeram conosco.Morei na rua 5.Que bairro maravilhoso e tranquilo.Agora entregue as baratas.qual a finalidade de nos expolssarmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eliane o que pegou foi um projeto de expandir o aeroporto até hoje nada poderia estar lá hoje se eu seguisse a carreira militar

      Excluir
  73. E Eliane moro em campos dos Goytacazes tem uns 30 anos acabaram com Itacolomi e até hoje não fizeram a parte do aeroporto de acordo com projeto pena poderíamos estar aí ainda muita saudade do lugar elinho que morou na AV 7 próximo a mercearia e a igreja

    ResponderExcluir
  74. Eu sou o Klinger morei na rua 5 e essa semana tive uma excelente surpresa em entrar em contato com o grupo no wattsap de Itacolomi da rua 5 e encontrei virtualmente os amigos de infancia. LULA / CADAO / HELIO / SAID / JAIRO / TONNY / FERRETE / SERGIO / MARCIO / SIENITA , temos muitas historias e bons momentos juntos. Nao vejo a hora de passar esta pandemia para poder encontra-los presencialmente.

    ResponderExcluir
  75. Alguém sabe dizer onde está ENILZA morava se não me engano próximo o final da linha Itacolomi × tubiacanga? nunca mais a vi depois que mudei para campos dos goytacazes saudades da área

    ResponderExcluir
  76. Meu nome é Antonio (Tuninho), Filho de Antonio e Elizabethe,meu irmão se chama Alexandre e era conhecido como Deca. Morei até 1970 na Av. 112 número 126. Era uma vila de 30 casas. Fiz o primário na escola Nossa Senhora do Loreto, a diretora era Dona Edila (pegava os alunos no pátio pela orelha e levava para merendar quando era arroz com peixe).

    ResponderExcluir
  77. Estudei lá também no ano de 1977 não sabia disso da diretora puxar alunos pela orelha para merendar vai ver a turma não gostava a época eu e os colegas comia um tipo de pudim com melado em cima muito gostoso

    ResponderExcluir
  78. Já postei essa pergunta sem resposta aí vai e verdade que papa arroz e o irmão foram mortos?

    ResponderExcluir
  79. Oi eu sou o Paulo morei na estrada grande hoje canáruas joguei no estrela do norte nos anos 60 tinha muitos amigos nas ruas 3 e 4 E Milton e Edinho do seu Nicomédes, casei com Vera Lúcia que morou na rua 3 e tenho muitas saudades daqueles tempos se souberem de um desses dois amigos me informem por favor.mudamos para Realengo hoje estamos em campo Grande, abraços.

    ResponderExcluir
  80. Alguém sabe onde Jarbas mora hoje? ele morava na rua 4 era atrás de onde morava na AV 2 bons tempos não volta só na nossa memória uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se foi o Jarbas que se mudou para a radissonda, ele já faleceu, eu morei próxima a ele, no galeão mesmo..

      Excluir
    2. Amigo onde e a radissonda? nunca ouvi falar

      Excluir
  81. Era uma vez lugar chamado itacolomi alguém em 23 de julho de 2021 morei na rua 4

    ResponderExcluir
  82. E duro quando saímos de lá e que se percebe depois que foi um bom lugar para morar apesar de ter na época problemas com chuvas lá a vantagem era pegar traíra que aparecia depois da chuva

    ResponderExcluir
  83. Valeu Jairo tudo mudou mas a saudade não

    ResponderExcluir
  84. Sim não lembro a rua mas a turma se for lá onde penso chamava de lagoa

    ResponderExcluir
  85. Bom dia a todos!
    Sou neto do sr. Guedes e filho do se. Hélio que consertava bicicleta atrás da avenida 7. Como tenho saudades daquele lugar, minha infância foi soltando pipa na barreira, pescando nos lagos, estudei na escola Alberto de Oliveira, saudades da diretora dona Brandão e a professora dona Josélia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Hércules, foi um prazer imenso passarmos nossa infância juntos e até os dias de hoje termos contato. Boas lembranças, soltar pipa no gramado do aeroporto, jogar bola no campo do Camura, rodar todo bairro de bicicleta. Hoje tem um Hotel em cima do terreno que morávamos, uma tristeza.

      Excluir
    2. Não entendi se for próximo ao aeroporto porque acabaram com Itacolomi? disseram que iam ampliar o aeroporto e até hoje nada destruíram o local por nada ?

      Excluir
  86. E bons tempos para falar a verdade não deviam acabar com o bairro devido ao aeroporto hoje ocioso políticos mexeram os pauzinhos para melhorar o movimento tive o prazer de ver o concorde na época foi bom enquanto durou ah sabe da garota chamada enilza? MORAVA próximo ao Colégio nunca mais a vi e tinha Sérgio que infelizmente tinha ataques epiléptico

    ResponderExcluir
  87. Tanto não era preciso, que a comunidade ao lado e os apartamentos militares ficaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E brincadeira alias meu pai chegou a pegar as chaves a epoca deu para outra pessoa morava na AVENIDA 2 perto da igreja e o mercadinho hoje moro em campos dos goytacazes sai la da rua 54 foi o ultimo lugar que fiquei sai em 1983 disseram que saimos na hora comecou a ter assaltos e duro

      Excluir
  88. Realmente o bairro de Itacolomi virou lenda. E hoje quando conto nossas histórias para os meus filhos e amigos , que não viveram lá, eles dizem: " Ah tá, vai começar as histórias de Itacolomi o bairro que nunca existiu!" Eles não acreditam que no rio de já possa ter existido um bairro como o nosso. Fui morar em Itacolomi eu tinha 02 anos e sai de lá com 20 anos. Com a desapropriação da aeronáutica. Morei na rua 04 do meio. Sou irmã de viola, pilica e vuncol. Fui vizinha do Sr Renatinho e André papinha. Morei em frente a casa do Sr Osvaldo que fazia garrafadas e lia mãos. Chega! Já está me dando vontade de chorar

    ResponderExcluir
  89. Pode mostrar o que postei aqui ( foi sim um lugar legal para se morar infelismente acabou anos atras vi um escurinho la na pagadoria com meu pai no castelo da aeronautica disse ao meu pai conheco ele ele foi conferir e ele era vizinho morava em frente semple o via varendo a calcada tem anos e conheci ele mesmo contou ao meu que ficou chateado que teve que sair de la

    ResponderExcluir
  90. Morei na rua 3 de cima, passei a minha infância brincando na rua, minha mãe era a dona Lica e meu pai seu Ruy, época maravilhosa pena q tudo acabou, só tem mato 😢

    ResponderExcluir
  91. Infelizmente acabaram com um bairro bom de se morar o senão era a AV dois alagava com a chuva bom era pegar traíra que não sei de onde vinha acho que era da Lagoa que tinha próximo ao radar do aeroporto nem sei se ainda existe

    ResponderExcluir
  92. Somente quem viveu no Itacolomi sabe do lugar maravilhoso que era.

    ResponderExcluir