sábado, 14 de abril de 2012

Catedral Mundial da Fé

A Catedral Mundial da Fé é a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus. Também chamada de Templo da Glória do Novo Israel, está situada na Avenida Dom Hélder Câmara (antiga Avenida Suburbana), no bairro de Del Castilho.

 A catedral, também conhecida como Templo Maior tem 45.000 m², que juntando as construções externas chega a 72 mil. A construção é o maior templo da América Latina em área construída, ele tem o formato de meio bolo de noiva gigante, quando visto de cima. O templo tem capacidade para cerca de 15 mil pessoas sentadas. A construção do templo começa subterrânea chegando a uma altura de dez andares. A edificação é composta da nave principal, nave auxiliar, prédio administrativo de oito pavimentos e quatro prédios de apoio de quatro pavimentos cada um, além de um heliponto. Todo o templo é revestido de madeiras e pedras vindas de Israel.
É um templo bastante confortável, contando com um amplo estacionamento de quatro pavimentos, ar-condicionado central, elevadores, bibliotecas, jardins (com plantas nativas de Israel e um pequeno lago com peixes), livrarias, escolinhas infantis, salas de aula, berçários, praça de alimentação, cyber café, auditórios e espaço para exposições. Também possui estúdios para transmissão de rádio e televisão e um prédio exclusivo para residência de Bispos e Pastores.



Um detalhe certamente chama a atenção das pessoas quando entram na nave principal: do centro do altar sobe uma estrutura metálica, com várias hastes, simbolizando a Árvore da Vida, e que é também a principal sustentação do teto. O batistério corre por trás do altar e podem ser batizadas aproximadamente 50 pessoas simultaneamente. Em cima do altar, está localizado um vitral de 30 metros de altura. O templo virou uma atração turística, tanto por sua audaciosa construção moderna e temática quanto pelas suas atrações. Possui um museu contando a história da IURD e o Centro Cultural Jerusalém com a segunda maquete fiel da cidade de Jerusalém existente no mundo, onde as pessoas podem conhecer o Templo de Salomão, Palácio de Pilatos, Palácio de Herodes, Anfiteatro, Tanque de Siloé, Casa de Caifás, Fortaleza Antônia, Hipódromo e outras construções da época.


Inaugurada em 1999, a Catedral Mundial da Fé trouxe muitos benefícios para a região. Segundo moradores do bairro de Del Castilho, com a construção do templo, seus imóveis ficaram mais valorizados, já que anteriormente o local era deserto, pouco iluminado e as pessoas evitavam passar pelas imediações temendo os assaltos. Além disso, a imponente obra atraiu muitos comerciantes de diversos setores, como lojas de roupas, lanchonetes e agências de veículos, entre outros por causa do grande movimento entre os intervalos dos cultos.


Mais fotos adicionadas em 20/05/2012

 




7 comentários:

  1. Quer gostemos ou não da IURD, não se pode negar que a referido Templo religioso trouxe benefícios para o bairro de Del Castilho e até para a cidade do Rio de Janeiro. É algo que apreciamos independentemente da fé que decidimos abraçar (ou abraçar nenhuma fé).

    ResponderExcluir
  2. Em tempo! Prefiro cultivar uma fé livre de quaisquer templos religiosos, mas considero-os como patrimônio da humanidade. Seja pelo aspecto histórico, cultural ou arquitetônico.

    ResponderExcluir
  3. Verdade!Sou da IURD(obreiro),mais comento esta postagem com isenção deixando de lado o aspecto religioso.Quer quer simpatisemos ou nao com a IURD e seu lider(Edir Macedo),não podemos mgar o valo da Catedral de sua igreja

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem gostaria de sugerir se possível que tivesse uma lanchonete SUBWAY na Catedral já que tem a Girrafas.
    Atenciosamente Gilvan..

    ResponderExcluir
  5. Sou de outra denominação e admiro muito trabalho da IURD, quantas vidas transformadas, lares restaurados, curas, libertações de vícios..., quanto mais perseguem mais cresce essa obra, por mais que não concordem com uma coisa ou outra, uma coisa temos que admitir; o Brasil deve muito a Igreja Universal.

    ResponderExcluir
  6. Apenas uma pergunta: de onde vem tanto dinheiro?

    ResponderExcluir