quarta-feira, 28 de março de 2012

Praia de Maria Angu

A Praia de Maria Angu tinha um porto, por onde escoavam os produtos agrícolas vindos das freguesias de Irajá, Inhaúma e até de Campo Grande para a cidade. Segundo Brasil Gerson, o nome da praia é devido a uma negra, de nome Maria, que vendia especialidades caseiras. Mas para outros o nome deriva do pássaro de mesmo nome. A praia foi aterrada para a construção da Avenida Brasil  e num dos seus trechos surgiu a Praia de Ramos. 

Fonte: "Orla Carioca - História e Cultura" de Claudia Braga Gaspar.





A Praia de Maria Angu abrangia toda a faixa de praia desde a altura da Av. Lobo Júnior na Penha Circular até  Ramos. A foto acima provavelmente é dos anos 1930. É, portanto, da época em que a faixa de areia da referida praia estava localizada onde atualmente está a Av. Brasil. Na foto vemos o porto.
Existem muitas controvérsias e muita discussão, especialmente na internet  sobre a localização exata do porto. Algumas pessoas apostam na atual rua Gruçaí na Penha outras afirmam que era na altura da atual rua Pirangi em Olaria.

Na ponta da foto as arvores apresentam a formação de uma pequena elevação onde esta o horto. O Cortume Carioca, bem proximo dali, usava este porto como embarque de sua produção. Tambem os romeiros que se dirigiam a Festa da Penha faziam uso desse porto. 
Enfim é mais uma historia da zona norte que precisa ser melhor contada.

Agradecendo ao fotolog.terra.com.br/znorte:141

38 comentários:

  1. Praia na altura da Av.Lobo Júnior? Nunca imaginei, interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito menos eu me chamo Raquel tenho 25 anos e nunca imaginei que havia praia na penha muito menos em olaria

      Excluir
    2. Na década de 40, a praia existente na região era a praia das moreninhas no final da Lobo Junior( ficava a uns seiscentos metros da av Brasil) No verão a Lobo Junior ficava lotada de banhista indo e vindo da praia. Eu morava na época onde hoje é o cruzamento da av. Brasil com Lobo Junior.

      Excluir
    3. nossa eu também não imaginava é muito bom ouvir essas histórias 😁😁

      Excluir
  2. O porto de Maria Angú ficava localizado no final da rua Pirangi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 85 anos, morei, na década de 40, onde hoje é o cruzamento da av Brasil com Lobo Junior. Viajava de bote do Maria Angu para o Galeão, Ilha do Governador. Que saudade!!!

      Excluir
    2. Feliz é o senhor que aproveitou
      essa época boa.

      Excluir
    3. verdade ficaria por horas ouvindo e lendo

      Excluir
  3. EU GOSTO MUITO DE VER O MEU RIO ANTIGO, COMO GOSTARIA DE REVER O LARGO DA CARIOCA COM SEUS BONDES. EU TINA 2 ANIS QUANDO PASSEI ATÉ SANTA TERESA DE BONDE E NUNCA MAIS SAIU DE MINHA MEMÓRIA..BJS A TODOS TENHO 61 ANOS MENINOS...

    ResponderExcluir
  4. O desgraçado do progresso acaba com a natureza !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso q não é culpa nem do progresso nem do capitalismo, não souberam usar, faltou planejamento, sustentabilidade, muito engenheiro e nenhum biólogo, daria pra manter tudo até hoje se houvesse planejamento.

      Excluir
  5. Boa Noite. Gostaria de ver sobre o bairro de Benfica - RJ. Em 1960 não havia favelas ... era um lugar cheio de casinhas de vila e os apartamentos do antigo IPASE e mais o posto de saúde do mesmo!!! na rua Matupiri, que hoje é favela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um livro na estante virtual que atenderá a sua curiosidade:
      O Benfica de Ontem e de Hoje
      Francisco de Andrade Barroso

      Excluir
  6. Em Benfica achei uma estrada ferrea que cortava a Brasil d leste a oeste, fazendo os carros pararem p a locomotiva e cargueiros passar, da decada de 40.

    ResponderExcluir
  7. Em Benfica achei uma estrada ferrea que cortava a Brasil d leste a oeste, fazendo os carros pararem p a locomotiva e cargueiros passar, da decada de 40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o trem cargueiro que ia pro porto.Levando minério de ferro e trazendo carvão ilha.

      Excluir
  8. Sempre soube que a nossa querida região da Leopoldina é uma região praiana, basta olhar no mapa da cidade, só não sabia o motivo pela qual não existe mais praia pelos bairros leopoldinenses, agora sabemos que a culpada é a avenida Brasil rsrs

    ResponderExcluir
  9. Sempre soube que a nossa querida região da Leopoldina é uma região praiana, basta olhar no mapa da cidade, só não sabia o motivo pela qual não existe mais praia pelos bairros leopoldinenses, agora sabemos que a culpada é a avenida Brasil rsrs

    ResponderExcluir
  10. https://docs.google.com/document/d/19qVMiGe48RwAuQpPpvjeqUaZmotjqR9aXzEzVabmMzk/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite
    Adorei a reportagem,principalmente as fotos.Sempre ouvi falar dessas praias,pena que acabaram.

    ResponderExcluir
  12. realmente o porto era na altura da rua pirangi
    https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/03/01/A-hist%C3%B3ria-do-Rio-de-Janeiro-em-sete-mapas

    ResponderExcluir
  13. Mergulhei muito da ponte da praia de Ramos para o Fundão. Meu pai jogava moedas no mar e as crianças mergulharam para apanhar, cada moeda era um sorvete,abacaxi,manga,côco e limão! Água limpinha! Hoje se éntrar átomo!

    ResponderExcluir
  14. Tenho 52 anos mas minha avó cria da praça do Carmo, nascida em 1916, costumava sair com seus filhos , incluindo minha mãe, para ir a praia das moreninhas, contava minha mãe pra mim e minha irmå quando éramos criança.

    ResponderExcluir
  15. Eu morava na praia da moreninha, essa praia ficava no final da av. Lobo Junior (vc sabia que a av. Lobo Junior termina na beira do mar?), bem ao lado do quartel dos marinheiros. No verão a praia era muito frequentada por pessoas de outros lugares. É uma pena não ter registros daquela época...morro de saudades!

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe, me conta até hoje, que havia uma praia das Moreninhas nessa região da Penha. Eu gostaria de ter informações!

    ResponderExcluir
  17. Tinha uma tia que morou durante muitos anos na Rua Apiaí (Penha Circular), acredito que a partir do início da década de 40, a qual contava histórias da praia da região. É até difícil imaginar uma praia ali hoje em dia. Com certeza as praias de todo interior da baía deveriam ter sido preservadas.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de ter vivido nessa época

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. PESSOAS... Que blog MARAVILHOSO!!! Contando histórias de meu Rio, nosso Rio de Janeiro, quando ainda era capital da República, e de então pra cá!!!! PARABÉNS! EXCELENTE TRABALHO!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Habib, visite tambem nossa pagina no facebook.
    www.facebook.com/umcoracaosuburbano

    ResponderExcluir
  22. Tive o privilégio de conhecer e frequentar no dia início da década de 70.
    Saudades das morenas e do bar Bambú.

    ResponderExcluir
  23. Sou nascido e criado em cordovil .quando criança tomei muito banho na praia da morenia.quando criança aos Cheguei ver o trilho do bonde já desativado na estrada do porto velho. Quando passaram o asfalto Por cima .

    ResponderExcluir
  24. MEU NOME É EDELBERTO GUIDO FLORIDO HO 80 ANOS, LEMBRO-ME DA AVENIDA BRASIL, QUANDO TINHA UMA PISTA, DAS AGUAS CLARAS DA PRAIA DE RAMOS HOJE PISCINÃO DE RAMOS

    ResponderExcluir
  25. Sou a favor de um metrô por baixo da avenida BRASIL EDELBERTO G. FLORIDO

    ResponderExcluir