Google+ Badge

quarta-feira, 28 de março de 2012

Praia de Maria Angu

A Praia de Maria Angu tinha um porto, por onde escoavam os produtos agrícolas vindos das freguesias de Irajá, Inhaúma e até de Campo Grande para a cidade. Segundo Brasil Gerson, o nome da praia é devido a uma negra, de nome Maria, que vendia especialidades caseiras. Mas para outros o nome deriva do pássaro de mesmo nome. A praia foi aterrada para a construção da Avenida Brasil  e num dos seus trechos surgiu a Praia de Ramos. 

Fonte: "Orla Carioca - História e Cultura" de Claudia Braga Gaspar.





A Praia de Maria Angu abrangia toda a faixa de praia desde a altura da Av. Lobo Júnior na Penha Circular até  Ramos. A foto acima provavelmente é dos anos 1930. É, portanto, da época em que a faixa de areia da referida praia estava localizada onde atualmente está a Av. Brasil. Na foto vemos o porto.
Existem muitas controvérsias e muita discussão, especialmente na internet  sobre a localização exata do porto. Algumas pessoas apostam na atual rua Gruçaí na Penha outras afirmam que era na altura da atual rua Pirangi em Olaria.

Na ponta da foto as arvores apresentam a formação de uma pequena elevação onde esta o horto. O Cortume Carioca, bem proximo dali, usava este porto como embarque de sua produção. Tambem os romeiros que se dirigiam a Festa da Penha faziam uso desse porto. 
Enfim é mais uma historia da zona norte que precisa ser melhor contada.

Agradecendo ao fotolog.terra.com.br/znorte:141

14 comentários:

  1. Praia na altura da Av.Lobo Júnior? Nunca imaginei, interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito menos eu me chamo Raquel tenho 25 anos e nunca imaginei que havia praia na penha muito menos em olaria

      Excluir
    2. Na década de 40, a praia existente na região era a praia das moreninhas no final da Lobo Junior( ficava a uns seiscentos metros da av Brasil) No verão a Lobo Junior ficava lotada de banhista indo e vindo da praia. Eu morava na época onde hoje é o cruzamento da av. Brasil com Lobo Junior.

      Excluir
  2. O porto de Maria Angú ficava localizado no final da rua Pirangi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 85 anos, morei, na década de 40, onde hoje é o cruzamento da av Brasil com Lobo Junior. Viajava de bote do Maria Angu para o Galeão, Ilha do Governador. Que saudade!!!

      Excluir
  3. EU GOSTO MUITO DE VER O MEU RIO ANTIGO, COMO GOSTARIA DE REVER O LARGO DA CARIOCA COM SEUS BONDES. EU TINA 2 ANIS QUANDO PASSEI ATÉ SANTA TERESA DE BONDE E NUNCA MAIS SAIU DE MINHA MEMÓRIA..BJS A TODOS TENHO 61 ANOS MENINOS...

    ResponderExcluir
  4. O desgraçado do progresso acaba com a natureza !!!

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite. Gostaria de ver sobre o bairro de Benfica - RJ. Em 1960 não havia favelas ... era um lugar cheio de casinhas de vila e os apartamentos do antigo IPASE e mais o posto de saúde do mesmo!!! na rua Matupiri, que hoje é favela!!!

    ResponderExcluir
  6. Em Benfica achei uma estrada ferrea que cortava a Brasil d leste a oeste, fazendo os carros pararem p a locomotiva e cargueiros passar, da decada de 40.

    ResponderExcluir
  7. Em Benfica achei uma estrada ferrea que cortava a Brasil d leste a oeste, fazendo os carros pararem p a locomotiva e cargueiros passar, da decada de 40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o trem cargueiro que ia pro porto.Levando minério de ferro e trazendo carvão ilha.

      Excluir
  8. Sempre soube que a nossa querida região da Leopoldina é uma região praiana, basta olhar no mapa da cidade, só não sabia o motivo pela qual não existe mais praia pelos bairros leopoldinenses, agora sabemos que a culpada é a avenida Brasil rsrs

    ResponderExcluir
  9. Sempre soube que a nossa querida região da Leopoldina é uma região praiana, basta olhar no mapa da cidade, só não sabia o motivo pela qual não existe mais praia pelos bairros leopoldinenses, agora sabemos que a culpada é a avenida Brasil rsrs

    ResponderExcluir