Criado em homenagem ao centenário do Club de Regatas Vasco da Gama, em 1998, é onde se localiza a principal sede e o famoso estádio do clube, popularmente chamado de Estádio São Januário, em virtude da Rua São Januário, que margea o estádio. É um bairro da cidade do Rio de Janeiro bem novo com 6.100 habitantes, desmembrado de São Cristóvão.
Localizam-se dentro do Bairro inúmeras indústrias.
Estima-se que os primeiros moradores chegaram à àrea onde hoje é o Vasco da Gama por volta de 1920, em sua maioria imigrantes portugueses.
O bairro foi criado a partir de um projeto de lei do vereador Áureo Ameno, um radialista vascaíno em primeiro mandato, e sancionado pelo prefeito César Maia.
Até então não havia a ideia de que ali fosse um bairro à parte e a
noção de bairro Vasco da Gama foi introduzida naquele instante. No
entanto, o bairro de São Cristóvão,
sempre foi considerado muito grande, e em virtude disso, sempre foram
utilizadas outras referências geográficas, entre as quais a Rua São
Januário, utilizada como referência em transportes públicos, e citada na
música "O bonde de São Januário", de Wílson Batista e Ataulfo Alves. Esse fato, juntamente com o centenário do clube, foi motivador do desmembramento sofrido por São Cristóvão.
Alguns clubes cariocas homenageam seus bairros de origem, tais como Bangu, Olaria, Bonsucesso, além de Botafogo e Flamengo. O Vasco da Gama é o único clube do Rio, provavelmente do Brasil, que criou um bairro , reconhecido pela prefeitura desde 1998.
|
Não podia imaginar que tem um bairro com o nome de Vasco da Gama. Ainda mais que o bairro foi criado em homenagem ao clube e não ao contrário como os outros que você citou. Parabéns ao Vasco.
ResponderExcluirMUITO BOM!!!
ResponderExcluir