domingo, 1 de abril de 2012

Instituto Nossa Senhora das Dores





 Madre Maria de Jesus, Fundadora da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores  e do Instituto Nossa Senhora das Dores, nasceu em Lyon, França. Impedida de realizar seu grande ideal de educadora no seu país, decidiu vir para o Brasil em companhia de sua prima Madre Maria Miguel, com a intenção de realizar o seu projeto de vida religiosa. 

Chegaram ao Brasil no dia 28 de agosto de 1913, onde fundaram: uma pequena Escola na cidade de São Domingos do Prata, Minas Gerais; dez anos mais tarde, no dia 15 de fevereiro de 1923, o Colégio Nossa Senhora das Dores, em Itabira; em 1932, a Congregação assumiu a direção do Hospital Regional "Antonio Dias", em Patos de Minas, Minas Gerais; em 1935, tomou posse do Sanatório "Belo Horizonte", em Belo Horizonte, Minas Gerais; e, em 1937, fundou o Colégio "São José", em Ibiá, Minas Gerais e o Colégio "Sagrado Coração de Jesus", em Santa Teresa, Espírito Santo.
Em 1940, o Eminentíssimo Senhor Cardeal D. Sebastião Leme, propôs à fundadora a direção do Colégio Nossa Senhora Aparecida, situado no bairro de Brás de Pina, Rio de Janeiro.
Aos 28 de agosto de 1940, chegaram ao Rio de Janeiro as primeiras Religiosas da Congregação que formaram a comunidade na então capital federal, estabelecendo-se à Rua Iricumé n.º 32, em Bráz de Pina. 
Foi necessário procurar um novo espaço para expandir a ação educativa das Religiosas Missionárias no Rio de Janeiro. Aos 28 de agosto de 1953 foi inaugurado o Instituto Nossa Senhora das Dores que oferece, numa área total de 16 366 m2, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e as seguintes atividades extraclasse: Teatro, Natação, Hidroginástica, Pintura, Coral.


Fonte: Site da escola
 

Sempre ouvi falar que Madre Teresa de Calcutá numa viagem ao Brasil se hospedou no INSD durante alguns dias.
Me informei então com o conhecedor do bairro Sergio Dutra e ele me enviou a seguinte mensagem pelo facebook:
"No ano seguinte que recebeu o premio Nobel, ela esteve hospedada por uma semana no Instituto Nossa Senhora das Dores, administrado por freiras de sua congregação."
Ou seja ela recebeu o Nobel da Paz em 1979, então ela esteve em Braz de Pina em 1980.
Quanta honra para Braz de Pina, vou tentar encontrar algum registro desse fato.


  

2 comentários:

  1. Sou grande admiradora da história de vida de Madre Tereza de Calcutá, uma pessoa aparentemente frágil, fisicamente falando, que dedicou toda sua vida principalmente aos necessitados e doentes. Isso tudo com um amor imenso. Então, se ela esteve no nosso bairro me sinto honrada com isso.

    ResponderExcluir