sábado, 10 de dezembro de 2011

Igreja Bom Jesus da Penha


Quem passa pela Av. Braz de Pina, na Penha, mesmo estando distraído, não deixa de perceber a beleza arquitetônica da igreja, bem como o excelente estado de conservação que o prédio do templo se encontra. É a Paróquia Bom Jesus da Penha, que, graças à fé católica dos moradores dos diversos bairros de seu entorno conseguiram terminar sua construção em 1938. O padre Germano Brand foi o primeiro pároco.
Com muitas atividades pastorais, a participação de todos os paroquianos juntamente com a presença dos religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus faz com que seja uma das comunidades mais movimentadas da região. Com muitos encontros comunitários, eventos e atividades de evangelização, é natural encontrar entusiasmo no povo carioca que freqüenta a paróquia Bom Jesus da Penha.
São 73 anos de existência , mantem  uma creche chamada "Casulo Bom Jesus da Penha que atende cerca de 100 crianças dos arredores. Ao lado da paróquia, encontra-se a tradicional Igreja da Penha, um local muito conhecido por ser um centro de peregrinação e um local de turismo religioso.
Com cerca de 180 metros quadrados de área construída a igreja tem capacidade de comportar 800 pessoas sentadas. Tendo um “pé direito” (altura) de 28 metros, o templo necessitou de um tratamento acústico especial, mas a comunidade unida e acostumada à importantes vitórias, recentemente foram concluídos os trabalhos de sonorização, e hoje, o som é de altíssima qualidade.




Todos os anos, no mês de junho, a Paróquia promove nos finais de semana, uma das festas juninas mais concorridas da cidade. O Evento Já se tornou uma tradição no Rio de Janeiro, motivando moradores de todos os bairros que engloba desde os da zona norte até os da zona sul, além de atrair também moradores de cidades da baixada, como Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu e outras. Portanto, embora a Igreja de Bom Jesus da Penha ainda não esteja incluída entre as chamadas igrejas históricas do Rio de Janeiro, se impõe por sua beleza física, e, principalmente, pela fervorosa fé de seus assíduos frequentadores, merecendo assim, destaque e todo o carinho dos moradores do Rio de Janeiro.





Fonte:
Blog Quintal do Guimil
Site dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Filckr Mayara Xavier




4 comentários:

  1. Quando eu terminei o Ginázio no Colégio São Paulo houve uma Missa dos Formandos no Bom Jesus da Penha. Eu me lembro bem de uma das músicas que ensaiamos no colégio e cantamos lá: Como é grande o meu amor por você de Roberto Carlos. Também já fui muitas e muitas vezes lá com a minha mãe, faz tempo. Legal recordar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma beleza esta igreja.Deveriam retirar os ambulantes da frente da igreja,para melhorar o acesso,a vista,etc.Realmente é muito bonita!

    ResponderExcluir
  3. Dificil retirar os ambulantes dali, eles ocupam todo aquele calçadão que pega desde os Supermercados Guanabara e Inter até depois da igreja.

    ResponderExcluir
  4. Quanta saudade !!!! passei toda minha infancia nesta paróquia, coroação de Nossa senhora na escadaria,fui sabatinada no catecismo pelo inesquecível Dom Helder Cãmara. Nossa quantas lindas lembranças!!!!!
    Uma coisa que sempre me intrigou: quem já notou o rosto de Jesus no abdomem da imagem? E quem tem fotos da antiga igreja ainda de madeira? Quem tiver por favor post,eu adoraria rever

    ResponderExcluir