sábado, 12 de maio de 2012

Cadeg - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara


 



Localizado entre os bairros de Benfica e São Cristóvão, o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara - o Cadeg - é um gigantesco galpão que reúne mais de 700 estabelecimentos comerciais. Em seus quatro pavimentos estão à venda os mais diferentes produtos nacionais e importados, principalmente no atacado: Frutas, legumes, laticínios, bebidas, flores, materiais para decoração, embalagens. Segundo números do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), trabalham ali cerca de oito mil funcionários, que atendem a uma média de 28 mil pessoas por semana.

Erguido em 1962, é hoje muito procurado por empresários do ramo de gastronomia da cidade. Neste que é o maior centro comercial da cidade, é possível encontrar temperos e ingredientes das culinárias italiana, portuguesa e árabe.

Recentemente, o Cadeg passou por uma onda de valorização, atraindo, além de comerciantes, cada vez mais visitantes em busca dos produtos também vendidos no varejo e da comida de preço baixo de seus restaurantes.

Saiba mais

No Cadeg, foram gravadas em 2009 cenas para o seriado Força-Tarefa, da Rede Globo, protagonizado pelo ator Murilo Benício.

Os comerciantes começam a chegar de madrugada, por volta das 2h.

Uma atração à parte é o Mercado das Flores, com seus enormes corredores de mudas e plantas. 






                             Gravação do programa Estrelas com Angelica e André Gonçalves

Aos sábados, o local reserva espaço para uma festa portuguesa no chamado Cantinho das Concertinas (instrumento musical semelhante ao acordeom, típico da região do Minho), que atrai imigrantes e seus descendentes, além de curiosos. 

 

O Cantinho das Concertinas existe há 16 anos na Cadeg. Lá, a festa portuguesa aos sábados é uma tradição. Às 5h30m já tem gente chegando, e logo depois o som do fado toma conta do ambiente. Como saco vazio não para em pé, durante todo o dia Seu Carlinhos, dono do bar, leva para a área externa incontáveis bolinhos de bacalhau, febras (pedaços de carne de porco assados na brasa), sardinhas e outros quitutes portugueses.



O Cadeg se localiza na Rua Capitão Felix, 110, Benfica. 

Fonte:
Jornal Extra
Rio Filmes
Site do Cadeg

Um comentário:

  1. Eu vi essa entrevista da Angélica mas não sabia que era lá. Que lugar interessante, tem de tudo.

    ResponderExcluir