quinta-feira, 12 de julho de 2012

Igreja de Bom Jesus da Coluna


Fotolog Terra - Zona Norte

Igreja do Bom Jesus

Endereço: Praça General Lamartine
A igreja do Bom Jesus da Coluna está situada na Ilha do Bom Jesus, hoje incorporada à do Fundão. Na ilha existiu também uma casa conventual, que junto com a igreja compunha um conjunto. A ilha foi doada à congregação dos padres franciscanos em 1704, e por isso era também conhecida, como Ilha dos Frades.

O hospício e a Igreja de Bom Jesus tiveram suas obras iniciadas em 1705. Durante a permanência de Dom João VI no Brasil, o local foi muito prestigiado, comemorando-se, ali a festa de São Francisco de Assis, depois o local foi perdendo esta posição de destaque, entrando em declínio.

No período de 1823 e 1850 as dependências do convento foram utilizadas para isolamento, dos portadores de diversas moléstias tais como: os lázaros, e doentes atacados por vários tipos de febre e cólera. Em 1868 o prédio passou a abrigar o Asilo dos Inválidos da Pátria. O convento arruinou-se, restando, hoje em dia, apenas a Igreja que conserva o partido franciscano primitivo - com galilé, nave única e capela-mor profunda. Na fachada os três arcos da galilé são encimados pelas janelas do coro, complementando-a, frontão triangular debruado por volutas rampantes.

A torre sineira colada à fachada tem coroamento feito por elemento bulboso de alvenaria e cinco pináculos. Internamente a Igreja caracteriza-se pela simplicidade de suas paredes lisas, no entanto, o altar-mor com trono e tribuna e os altares laterais tem talha no estilo rococó tardio.
Fonte: http://www.iphan.gov.br



                                                       
Em 2008 a igreja foi totalmente restaurada, conforme noticiou o RJ TV
 
                                                      

Fontes:
Fotos Rick Ipanema
Foto Google Panoramio

10 comentários:

  1. Não conhecia a existência dessa Igreja, nem dessa Ilha do Bom Jesus. Bom saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que nem eu. Realmente há muita história para ser desenterrada pelo Rio de Janeiro.

      Excluir
  2. Da ponte Rio Niteroi da pra ver essa igreja.

    ResponderExcluir
  3. Sim, da ponta se tem uma bela visão da igreja, apesar de longe. Eu estudei no fundão nos anos 70 e costumava ir até lá. Vale a pena a visita, assim que eu puder irei. Sonia Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Pena que meus avós que moravam ao lado da igreja foram expulsos. Vivi grandes momentos da minha infancia la...

    ResponderExcluir
  5. Quando prestei serviço militar na Ilha de Bom Jesus, em 1987, essa igreja estava tomada pelo mato, completamente abandonada, era de dar dó. Graças a Deus a recuperaram.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa postagem. Estivemos lá em grupo e o conjunto é show!

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal. Tive o grande prazer de me criar nesta Ilha maravilhosa. Hoje eu digo: era feliz e não sabia. Frequentei a Escola Tenente Antônio João. Sinto muito mesmo a separação da mesma. Tem um grupo de amigos e que moraram lá também, que uma vez ao ano voltam lá para curtir. Hoje moro em Minas Gerais e fica um pouco difícil para me encontrar com eles.

    ResponderExcluir
  8. E muita riqueza que nos temos aqui e ainda são desconhecidas por todos , eu fique emprecionado com esta estória, que não sabia ,vale a pena ler sobre esta estória.desta igreja de BOM JESUS DA COLUNA, VALE A PENA PESQUISAR

    ResponderExcluir