quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Capitão Aza na Escola São Paulo



Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil.
Com estas palavras, começava o programa Clube do Capitão Aza, sucesso infantil da antiga TV Tupi canal 6 que esteve no ar durante 14 anos.
Quem foi criança nos anos 70, com certeza passou as tardes vendo os desenhos animados no programa do Capitão Aza. Na época, não tínhamos loirinhas de shorts curtos e muito menos adolescentes saídos da Malhação para preencher o espaço entre um desenho e outro.
Capitão AZA foi criado em Setembro de 1966 durante a ditadura militar, servindo como homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, o capitão aviador Adalberto Azambuja, que era conhecido como AZA entre os aviadores.
Com seu uniforme aeronáutico e o capacete de piloto com o "A" com duas asas, era interpretado pelo ator e policial civil Wilson Vianna, e foi criado para tentar superar o programa concorrente da Rede GloboCapitão Furacão, tendo conseguido tal objetivo ao, após alguns meses, liderar a audiência junto dos mais jovens.
Capitão Aza buscava trazer à tona bons conselhos como estudar, respeitar os mais velhos, compartilhar da amizade, carinho e amor das pessoas. Sempre que possível e principalmente nos finais de semana, levava as crianças a passeios turísticos promovidos pela TV Tupi junto com os patrocinadores Riotur e Casas Sendas. Ídolo de toda uma geração, passou a fazer parte do imaginário das crianças de então, que não parecem esquecê-lo até hoje.
Infelizmente, hoje em dia não existem mais programas infantis como esse, o que vemos na televisão são programas repletos de baixarias e maus exemplos para as crianças. Acho que o Capitão Aza foi o ultimo programa infantil a ter essa linguagem civica. Era muito bom ouvir os conselhos do Capitão Aza, como respeitar pai e mãe e especialmente os professores.  

Não lembro que ano foi, provavelmente 1970 ou 1971, mas lembro bem do dia que o Capitão Aza visitou a Escola São Paulo de Braz de Pina.
Estudava de manhã, estava provavelmente no 3o ano, e antes da aula começar, como de praxe, todas as turmas faziam a formação para cantar o Hino Nacional, isso todos os dias. Estou falando de uma escola municipal. Pena que isso tenha ficado no passado.
Naquele dia especial, porem, cantamos o hino na companhia do Capitão Aza e sua assistente Martinha. Depois do hino ele contou historias, veio com uma equipe que filmou tudo e foi embora, lembro de ver colegas meus chorando naquele dia.  Dias depois todos nos assistimos, no programa dele, um trechinho que mostrava   essa visita. Dizem que eu apareci rapidinho, eu nem lembro.
O programa durou até o fim da Tupi, Wilson Viana faleceu, vitima de um terceiro infarto em 2003. 
Hoje em dia, falam que ele era um "produto" da ditadura, que estava ali fazendo lavagem cerebral e vendendo um Brasil que não existia na verdade.
Pra nos isso não faz diferença, saudades do Clube do Capitão Aza, saudades dos desenhos "desanimados" Marvel, saudades de uma epoca mágica. 

 
                                                         Meus Bonecos Marvel


Fonte Wikipedia

Sideral

Comandando uma astronave
E Rasgando o céu
Vou pisando em estrelas, constelações
Deixo longe o mundo aflito e a bomba H
Corpo livre no infinito eu vou
Na estrada do sol.
Traço rumo do meus passos na solidão
Ganho espaços nas revistas, televisões
Mas os homens se destroem
Nas guerras vãs
E vão no pó dos sonhos, ah
Em nome do amor
Eu vou Colorindo de vermelho
Este céu azul
Minha nave é um espelho
Rebrilha o sol
Pela trilha da esperança
Cantando o amor e a paz
Eu vou cantando o amor e a paz



5 comentários:

  1. Olha, pode parecer exagero, mas me emocionei ao ler essa história que faz parte da minha história também. Esses "bonequinhos" eu brinquei muito com eles, afinal somos irmãos, né Luiz? O Capitão Aza era um dos programas que eu via muito e adorava. Ufa! Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Capitão Aza,Vigilante Rodoviário e Falcão Negro(para os mais velhos),talvez sejam os maiores programas da televisão brasileira de todos os tempos!Sem levar em conta,qualidade,técnica,etc.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei ao ver seu comentário sobre o Capitão Aza. Lembro sorteava uma escola e levava um grupo de alunos para um passeio, estava assistindo ao programa e vibrei quando falou o nome da minha escola. Só que, na minha cabeça, eu pensava que ele ia levar todos da escola para passear, minha decepção foi quando a professora sorteou 3 alunos e eu não fui escolhida... estudava na Escola Conde de Agrolongo, também na Penha. Bons tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Hibari, eram bons tempos, convido voce a conhecer nossa pagina no facebook,
      https://www.facebook.com/umcoracaosuburbano
      Abraços.

      Excluir
  4. meu amigo vi seus bonecos Marvel e fiquei louco......faço bonecos de chumbo ......não teria interesse em fazer negócios comigo? para cada boneco seu que me empreste para tirar molde de mando 2 em chumbo. Caso acha interesse favor fazer contato rinaldo3v@hotmail.com des de já agradeço...abraços

    ResponderExcluir