sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Novo Parque de Madureira

                         Madureira ganhará o terceiro maior parque da cidade



Mais de um século depois, o Rio assiste a outro bota-abaixo. Passados 105 anos desde que o prefeito Pereira Passos derrubou tudo o que encontrou pela frente para abrir a Avenida Central e construir o Centro, finalmente as máquinas do progresso chegaram ao subúrbio da Central. Com tratores, escavadeiras e guindastes, Eduardo Paes faz surgir agora um sem fim de canteiros de obras em Madureira.

Do alto, é possível ver o bairro todo rasgado por tratores e escavadeiras, numa prévia do que virá com a chegada do corredor de ônibus Transcarioca e o surgimento do Parque de Madureira, que será o terceiro maior do Rio. A imagem mais impressionante é a da construção da nova área de lazer, numa área de 103.500m² — o equivalente a 14 campos do Maracanã. 

Embora as demolições das casas da comunidade Vila das Torres, onde será construído o parque, já estão em andamento, alguns moradores com o apoio da Defensoria Pública tentaram resistir contra essa construção, devido a indenização que receberam da prefeitura e a forma de que isso foi feito. A 29° DP, delegacia do Magno foi mudada de local para que fique mais perto do parque, no espaço da antiga casa de shows Casarão do charme. além disso, a rede elétrica da Light, está sendo compactada, para que não fique no espaço do parque.
O parque nasce num traçado reto de 1.350 metros, à beira da linha do trem. Haverá tantas novidades ali que até o clima nas redondezas ficará mais ameno. Estima-se que a temperatura ali cairá até 5 graus centígrados por causa dos 21.500m² de grama, das 432 árvores e 194 palmeiras. Além disso, ainda haverá cinco lagos com fontes iluminadas para refrescar ainda mais os frequentadores.


O parque de Madureira fica entre as quadras da Portela e da Império Serrano. Nada mais natural que tivesse um espaço para os bambas, na Praça do Samba, um anfiteatro para 900 pessoas sentadas na arquibancada e 1.500 sambando — isso mesmo, sambando, como divulga a própria prefeitura, numa nova medida de lotação carioca.




Projeção de como será o parque


               A conclusão da obra esta prevista para o segundo semestre de 2012.

Fonte:
Extra, O Globo


Parque Madureira grande festa inaugura nova área de lazer carioca


Prefeitura comemora encerramento da Rio+20 com festa para lançar novo parque, totalmente sustentável, em grande área verde na Zona Norte da cidade.

Os moradores da Zona Norte vão ganhar um grande presente da Prefeitura do Rio. No sábado, dia 23 de junho, um dia depois do encerramento da Rio+20, uma grande festa irá marcar a inauguração do Parque Madureira, grande área verde com várias opções de lazer e esporte no coração da Zona Norte carioca.

A festa na Praça do Samba, que tem um palco em formato de concha acústica, irá começar cedo. A partir das 9h, o esquenta fica por conta da batucada das escolas de samba mirins Filhos da Águia, da Portela, e Império do Futuro, da Império Serrano, que se apresentam antes da solenidade oficial de inauguração, `as 10h. Depois disso, o dia segue com uma agenda intensa que inclui uma roda de samba com os baluartes da região e convidados e shows de Arlindo Cruz, Bruno Maia e Marquinhos de Oswaldo Cruz. E a inauguração do Parque Madureira não poderia terminar de outra forma: um grande show de carnaval da Império Serrano e da Portela.
A entrada é franca. Censura livre. A partir das 9h.
Rua Soares Caldera, 115, Praça do Samba (atrás do Madureira Shopping Rio)




PROGRAMAÇÃO:

09h – Apresentação das escolas de samba mirins e casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Portela e do Império Serrano
10h – Solenidade de inauguração com a presença dos sambistas Marquinhos de Oswaldo Cruz, Zé Luiz do Império, Noca da Portela, Wilson Moreira, Dorina, Tia Surica, Monarco, Mauro Diniz e Arlindo Cruz
11h20 – Roda de Samba (artistas listados acima)
13h – Show Arlindo Cruz
15h – Show Bruno Maia
17h – Show Marquinhos de Oswaldo Cruz recebendo as Velhas Guardas da Portela e Império Serrano
19h – Show G.R.E.S Império Serrano
20h – Show G.R.E.S Portela

 http://www.mancheteonline.com.br/parque-madureira-grande-festa-inaugura-nova-area-de-lazer-carioca/#.T-TaySqRVm8.facebook

4 comentários:

  1. O povo do subúrbio merece um lugar tão bonito como esse, só nos resta saber se estão sendo respeitados direitos de antigos moradores do local que tiveram as casas desapropriadas e também se os custos dessa grande obra estão sendo fiscalizados.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. O novo parque público inaugurado pela prefeitura do Rio de janeiro é uma obra de grande importância social, pois garante aos moradores da zona norte uma área de lazer de alta qualidade. Contudo, se não houver intensas e constantes campanhas de conscientização (regras de cidadania) junto às comunidades, no entorno do parque e seus visitantes de outras localidades, que este novo ativo social é um bem de todos e, portanto a integridade de todo o aparelhamento disponibilizado pela prefeitura é um bem público e sendo assim, é responsabilidade e dever de todos os seus usuários.

      Excluir