segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Mulher da Luz de Bonsucesso

Noticia do portal da prefeitura

Foto: Divulgação/Seconserva

















A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, entregou revitalizado no dia 10 de maio, o chafariz da Praça das Nações, em Bonsucesso, Zona Norte. Equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes executaram serviços de recuperação das instalações hidráulicas e elétricas, com reposição de equipamentos e restauração da bacia de ferro fundido.

Além disso, foi feita confecção de réplicas de quatro garças e das flores que envolvem a bacia, decapagem da estrutura de ferro da peça e pintura com tinta oxidante e de acabamento. Também foram realizadas limpeza das pichações dos blocos de pedra, recomposição de granito marrom e a Rioluz recuperou os refletores que iluminam o chafariz à noite.

Equipe da Coordenadoria Geral de Conservação fez reparos no piso da praça e revitalização do guarda-corpo.

O chafariz da Praça das Nações, o primeiro do Brasil, foi construído em 1808 pela Companhia Nacional de Fundição. A peça foi criada para a exposição Nacional, para celebrar a Abertura dos Portos.





Bacana restaurar o chafariz, mas o que a prefeitura não esclareceu é que ele está incompleto, veja como era o chafariz até outubro de 2010.


Está faltando a e escultura "Mulher da Luz", que era parte integrante do chafariz, desaparecida  em outubro de 2010. Veja abaixo:

Escultura de 250 quilos desaparece de chafariz na Praça das Nações em Bonsucesso


O Globo  Publicado:


RIO - A escultura Mulher da Luz desapareceu do chafariz da Praça nas Nações, em Bonsucesso. O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, informou o sumiço ao subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança, Rivaldo Barbosa. O caso foi registrado na 21 DP (Bonsucesso). Com 1,8 metro de altura e cerca de 250 quilos, a peça é de ferro fundido e sustentava com o braço direito um globo luminoso, compondo o chafariz da Praça das Nações. A obra foi feita em 1908 pela Cia Nacional de Fundição, para a uma exposição nacional no mesmo ano. Inicialmente, foi instalada na Praia Vermelha e transferida em 1936 para a Praça das Nações, em comemoração à urbanização da região.





Na parte superior do capitel estava a estátua infelizmente até hoje desaparecida. A Mulher da Luz sustentava com o braço direito um globo luminoso. Era uma escultura muito graciosa, com planejamento virtuoso, sendo ela a melhor peça do chafariz. Tinha 1,80m de altura e pesava 250kg. 
De acordo com as matérias publicadas nos principais jornais,  a reposição de uma peça similar à escultura, caso a Prefeitura queira, pode custar R$ 50 mil aos cofres públicos.
O jornal O Globo  do dia 12/10/2010 - página 20, diz que a referida escultura - parte integrante do chafariz - em ferro fundido (datada de 1908), era única, não tendo nenhum molde. E, ainda, segundo a chefe da Divisão de Monumentos e Chafarizes, Vera Dias, a nova peça teria que ser feita com base em registros fotográficos.
Diante do fato ocorrido, das dificuldades e dos custos envolvidos em sua reposição, o Disque-denúncia (2253 1177) e os empresários da região estão oferecendo uma recompensa de R$ 3 mil por informações precisas quanto à localização da peça original.

Hoje passados quase 2 anos do furto, o misterio continua, ou a Mulher da Luz  foi derretida ou está numa coleção particular de algum maluco. 

Fontes:
O Globo
Portal da Prefeitura
Blog Geografia em Foco
 

6 comentários:

  1. Acho que essa escultura não aparecerá mais. Uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Se bobear, nem está mais no Brasil... pena...

    ResponderExcluir
  3. Deve ter tido o mesmo destino da Jules Rimet, foi pro forno.

    ResponderExcluir
  4. Eo cachorro que achou a Jules Rimet já morreu faz tempo!

    ResponderExcluir
  5. Dizem que foi jogada de marketing esse sumiço da Taça durante a copa da Inglaterra em 1966. Ela aparecer numa lata de lixo achada por um cão policia inglesa? Agatha Cristie pura.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiz Carlos:

    Obrigada pela visita ao meu blog ! Pode sim, colocar as fotos. E eu também vou colocar no Face. Como moro atualmente em S. Lourenço tenho mostrado mais fotos daqui, mas meus bairros do Rio serão sempre homenageados também.
    Já curti sua página no Face e estarei acompanhando e divulgando.

    ResponderExcluir