Google+ Badge

sábado, 8 de dezembro de 2012

Presépio no Rio Comprido


O público do Rio de Janeiro pode conferir, até o dia 23 de dezembro, o maior presépio da cidade, montado com miniaturas do século 18 e 19 que representam a cidade de Nápoles. Ele está exposto no Centro Cultural da Fundação Cesgranrio, no Rio Comprido, zona norte do Rio.
A maquete de 90 metros quadrados conta com 3.500 peças das quais 80% são em terracota. Na grande maioria, as miniaturas vieram da Itália. De acordo com o produtor cultural do espaço, Anton Vasconcellos, as relíquias foram compradas separadamente e a exposição atual brinca com a história do Natal.
“O presépio mistura Nápoles do século 18 com Jerusalém na época do nascimento do menino Jesus. Tem toda uma historinha na montagem desse presépio: é um garoto que sonha, na época do Natal, que o nascimento do Menino Jesus está sendo na cidade dele”.
Dessa forma, o presépio não retrata apenas o tradicional estábulo com a manjedoura, e sim toda a cidade de Nápoles em festa, com dança e comidas típicas da região italiana. “Alguns bonecos são articulados, é uma festa, até para fazer uma alusão de que o nascimento de Cristo é uma festa, é uma ocasião, se não a mais, das mais alegres que já aconteceu. Então, tem toda essa mistura, tem essa brincadeira, tem o palácio de Herodes ao fundo, tem o povo dançando, o povo fazendo festa”, explica o produtor.
A visitação é de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. Às sextas-feiras, sábados e domingos também é encenado o espetáculo infantil O dia que o Papai Noel Foi Raptado. O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível. Os produtos recolhidos serão doados para a Comunidade Emanuel, em Botafogo. (ABr)

Data: Até 23/Dezembro
Endereço: Rua Santa Alexandrina, 1022 – Rio Comprido
Local: Fundação Cesgranrio, prédio anexo ao campus (antigo Le Buffet)
Descrição:
Informações: Centro Cultural Cesgranrio: Tel. 2103-9600
Sem perder o foco principal – o nascimento de Jesus – o Centro Cultural Cesgranrio oferece uma programação de encantar as crianças e até os adultos.
 Uma das atrações mais esperadas é o Presépio Napolitano, o maior apresentado em maquete da cidade, montado com mais de 3.500 peças dos séculos XVIII e XIX. Algumas se movimentam, dando ainda mais graça à miniatura.
 Ocupando uma área de 80 metros quadrados e cinco metros de altura, o presépio apresenta a Sagrada Família de Belém, porém cercada do cotidiano napolitano: as feiras de verduras, frutas e pescados, a mesa posta nas casas iluminadas em que muitos comem e bebem, os ciganos em festa com música e dança, todos sintetizando a alegria pelo nascimento do Menino Deus. A estrutura é uma alusão ao despertar da fé, pois retrata o nascimento Jesus na região de Nápoles, na Itália, séculos após o nascimento do menino Deus.
 Outra atração é a cidade do Papai Noel, que é uma verdadeira coleção de figuras de Papai Noel nas mais diversas situações e locais como na praia, numa banda, em diferentes tipos de carro, dançando. A maquete que ilustra o típico Natal nos Estados Unidos na década de 60, também com peças que se movem, mostra o Papai Noel sobrevoando a cidade com seu trenó repleto de brinquedos. Como o objetivo é resgatar o verdadeiro espírito natalino, várias imagens do bom velhinho estão ajoelhadas em agradecimento ao menino Jesus.
Para entrar ainda mais no clima natalino, o espetáculo “O dia que o papai Noel foi raptado”. No auditório, com capacidade para 80 pessoas, as crianças vão se encantar com a história. Haverá lanchonete para garantir a diversão completa da família.
Programação:
Presépio: de 4ª a dom das 10h às 18h
Cidade do Papai Noel: de 4ª a dom das 10h às 18h
Espetáculo infantil “O dia que o papai Noel foi raptado”: sex, sáb e dom às 16h
Papai Noel: de 4ª a dom das 13h às 18h (para tirar foto)
Ingresso: 1 kg de alimento
Estacionamento é gratuito.

Fonte Manchete on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário