segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Santuario da Medalha Milagrosa

Sobre uma pequena colina na Tijuca, o Santuário da Medalha Milagrosa foi fundado em 1955 pelas irmãs vicentinas mais conhecidas como Irmãs da Caridade.
E caridade é o que não faltou por parte dos amigos e devotos de Nossa Senhora das Graças. Na época contribuições e trabalhos comunitários foram feitos a fim de levantar recursos para a construção daquele que seria o primeiro santuário no Rio de Janeiro dedicado à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
A idéia da construção do santuário dedicado à Mãe de Deus foi motivada pela canonização da vidente e irmã de caridade Catarina Labouré em 1947.
Tudo começou com uma pequena arrecadação de 50 cruzeiros numa Kermesse organizada pelas irmãs de caridade. Logo, em seguida, surgiram campanhas, como a "Campanha do Tijolo" com os seus 1000 amigos, as festas comunitárias, enfim doações espontâneas e generosas de fiéis que queriam concretizar a construção do belo Santuário da Medalha Milagrosa.
A pedra fundamental foi lançada aos 26 de junho de 1949 com a presença do cardeal do Rio, na época, D.Jaime Câmara. Foram necessários seis anos para concluir as obras do Santuário dedicado a Virgem da Medalha. A inauguração foi no dia 18 de julho de 1955 com uma solenidade majestosa.
Todos os anos milhares de fiéis vão ao Santuário agradecer e pedir graças Aquela que é a medianeira de todas as graças.






A igreja da Medalha Milagrosa fica na Rua Doutor Satamini 333 - Tijuca


Fonte: Site da igreja
Fotos: Panoramio

3 comentários:

  1. Muito bonita a Igreja, tanto por dentro quanto por fora, foi construída aos poucos com arrecadação dos fiéis, festas entre os devotos, sem nenhuma ostentação. Esse é o modo certo para a construção de um local para reunir pessoas em oração.

    ResponderExcluir
  2. Passei a minha infância nesse Santuário, brincando nos seus jardins e assistindo suas missas. Tempo maravilhoso e abençoado por Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Um recanto no Rio de Janeiro muito especial.

    ResponderExcluir
  3. Menos para quem ficou detido no sistema semi aberto, do internato das irmãs no Intituto São Vicente de Paulo

    ResponderExcluir