quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cine Santa Cecilia - Braz de Pina




Foto de 1988, de autoria de J. Fernandes, do Banco de Imagens do Globo, vemos o estado de abandono em que estava o antigo cinema Santa Cecília, localizado na rua Itabira, em Braz de Pina.
Funcionou de 1937 a 1967 na Rua Itabira 87 (depois 123).
Começou com 800 lugares e, na década de 60, chegou a ter 1363 lugares.
A empresa exibidora era a Domingos Vassalo Caruso (até 1951) e depois a Cinemas Unidos S.A.
Fonte: Alice Gonzaga
A origem do nome do bairro é em razão de que, no final do século XIX, essa região ter sido um engenho de açúcar pertencente a conhecido latifundiário e comerciante português que vivia da pesca da baleia, que se chamava Braz de Pina. No início do século XX, mas precisamente na década de 20, a companhia de capitalização Kosmos adquiriu e loteou parte das propriedades, construindo ali um bairro modelo que se chamou Vila Guanabara, mas que ficou mais conhecido como Bras de Pina.
Eu quando fui morar em Braz de Pina, ja conheci o cinema assim desse jeito. Uma unica vez ao passar em frente vi que ele estava aberto e fiquei bobo de ver que estava tudo como se ali ainda funcionasse um cinema. A tela e as velhas cadeiras de madeira ainda estavam lá. Nesse dia estavam levando as cadeiras.
Tempos depois ali iria funcionar uma Igreja Universal.
Cerca de 200 metros mais a frente funcionava outro cinema, chamado Cine Braz de Pina.
Esse cinema depois virou Supermercados Leão e hoje funciona uma filial da Igreja de Nova Vida.


  Pelo menos a IURD preservou a arquitetura do velho Cine Santa Cecilia.

7 comentários:

  1. Nunca cheguei a ir neste cinema,mas me lembro bem e ainda bem que esta igreja não esculhambou o prédio.

    ResponderExcluir
  2. O que a Caixa não fez com o São Pedro, a IURD pelo menos preservou a arquitetura do predio.

    ResponderExcluir
  3. Note que o Ford Escort é o mesmo nas duas fotos. Tempos difíceis...

    ResponderExcluir
  4. Luiz Carlos/Indaiatuba31 de março de 2016 às 22:35

    O Santa Cecilia, foi inaugurado no dia 17/02/1937 com o filme nacional "Bonequinha de Seda".

    ResponderExcluir
  5. engraçado que ele inaugurou e encerrou as atividades na mesma época que o cine Brás de Pina, sempre passo por alí e vejo, um dia desses mesmo trabalhando na rua, vendendo meus sorvetes entrei lá dentro parar ter uma noção de como era o cinema, ao que parece a casa de projeção era na parte acima e a tela era onde é o tau altar, ainda estou pra entrar na igreja nova vida pra tbm fazer o mesmo e ver como era o antigo Cine Brás de Pina.
    é triste e lamentável de como ninguém preserva a cultura e os patrimônios dessa cidade, digo isso pois ainda tem o Cine Vaz Lobo e o Cine Olaria que estão lá apodrecendo no tempo.

    ResponderExcluir
  6. Morei em Braz de Pina nos anos 60. Tinha que passar sempre na rua ao lado rumo a Escadinha. Não assisti nenhum filme lá, pois na época já se encontrava fechado. Um funcionário Lanterninha (Maurício) a partir do seu desligamento do cinema passou a ocupar a calçada lateral por muitos anos, e ali viveu até provavelmente o seu falecimento. Quem se lembra?
    Sds.: Idumé1951

    ResponderExcluir
  7. Morei na saudosa Bras de Pina, de março de 1960 a outubro de 1969. Durante esse tempo todo, o Cine Santa Cecília já estava desativado. Ali, próximo do cinema, havia um "armazém" da EF Leopoldina, que minha mãe fazia compras em épocas de quebra-quebras, ameaças em geral, antes do golpe de 64. Hoje lembro com saudade, mas na época foi barra.

    ResponderExcluir