Google+ Badge

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cine São Pedro - Penha


Foto provavelmente do final dos anos 1940. Vemos as pessoas atravessam a via férrea, não existia ainda o muro.

Segundo a pesquisadora Alice Gonzaga o Cinema São Pedro tinha como endereço a Estrada de Brás de Pina nº 2 e foi inaugurado em 01/01/1949.
Possuía 2.530 lugares e funcionou até 1974, quando virou um estacionamento.
Durante as décadas de 40 e 50 houve a construção de grandes salas de cinema no subúrbios, como registrado em jornal da época:
"Depois do futebol, o cinema é a diversão predileta do carioca, tanto seja da cidade ou dos subúrbios.
E estes já possuem salas de projeção magníficas, instaladas com todo o conforto, com luxo mesmo.
Rara a localidade destas paragens que não tenha um cinema.
Na zona da Leopoldina há um, pelo menos, em cada estação.
Da parte da Central do Brasil, Madureira é o subúrbio que bate o "record".
Nas outras estações mais afastadas, a mesma animação.
O preço do ingresso é accessível e o homem do trabalho não deixa de levar a esposa e os filhos a essa diversão.
As matinées infantis tornam os subúrbios álacres, facilitando, certas empresas, à criançada, essa diversão tão do seu agrado".





Desde os anos 1970 funciona ali uma agencia da Caixa Economica Federal. Nota-se agora que a via férrea está murada.

7 comentários:

  1. Me lembro muito bem daquelas colunas do São Pedro.Também me lembro que assisti a um filme do Maciste que ele derrubava as colunas de um grande castelo e eu fiquei meio cabreiro se não ia acontecer nada conosco ali no cinema.Boas lembranças,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a Caixa Economica mudou praticamente toda a arquitetura do predio.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Carlos/Indaiatuba31 de março de 2016 22:27

    Na verdade o Cine São Pedro, foi inaugurado no dia 29/06/1951 às 20:30 hs., com o filme "O Cavaleiro de Sherwood" pela União Cinematografica Brasileira S/A e, possuia 2530 poltronas. Como todos fechou em 1974.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vc soube disso?
      meu pai ia muito lá quando tinha seus 20 e poucos anos, hj ele tem 78.

      Excluir
  4. Apesar dos assentos de madeira o sistema de refrigeração e o tamanho da tela fazia a festa também. Era super legal quando os ônibus entravam, na rua Jose Mauricio sendo comum os passageiros verificarem o filme em exibição normalmente um letreiro pintado e com folhas coladas que ficavam na parte superior da entrada principal. A plateia superior era muito pouco usada sendo comum permanecer fechada, já que a capacidade de assentos no térreo era satisfatória quase sempre sobrava lugar , salvo em filmes concorridos como Roberto Carlos a 300 km por hora etc super lotado. Assisti vários filmes lá e o bomboniere fazia parte do ritual praticamente um balcão quase redondo com vitrines para escolhas dos doces etc. A Sala também era emprestada/alocada para eventos especiais Capitão Aza esteve lá em uma grande campanha contra as drogas etc para alunos da Rede Publica. Durante a triste demolição no qual aquela bela arquitetura foi destruída eu era criança e havia as portas laterais com saída para a Rua Jose Mauricio e do outro lado portas com grades e janelas de vidro viradas para o largo da penha (Av Brás de Pina) no meio daqueles escombros consegui pegar algumas sobra de filmes e fui correndo contar para meus primos a pequena aventura.Passado tantos anos só tenho a dizer que é triste que no meio de tanta cultura a memória social dos bairros da leopoldina e principalmente dos cinemas de rua quase não são trabalhadas.Para finalizar não podemos esquecer que vários casamentos surgiram no cinema São Pedro (Também conhecido como Bruni Penha) já que era efetivamente uma agenda social para encontrar amigos e namoradas. Quando começou o processos de pré fechamento era exibidos até dois filmes como forma de tentar atrair um público alternativo.Lamentavelmente teve o mesmo fim do Mauá de Ramos , destruído para surgir no lugar uma arquitetura nada agradável , monstruosa e sem preocupação com o passado.

    ResponderExcluir
  5. Sucessos ao criador da Pagina (Blog)

    ResponderExcluir
  6. Lott BSB obrigado pelos comentarios que so engrandecem nosso blog. Visite tambem nossa pagina no facebook Um Coraçao Suburbano.
    Que voce tenha um feliz Natal.

    ResponderExcluir