quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cine São Pedro - Penha


Foto provavelmente do final dos anos 1940. Vemos as pessoas atravessam a via férrea, não existia ainda o muro.

Segundo a pesquisadora Alice Gonzaga o Cinema São Pedro tinha como endereço a Estrada de Brás de Pina nº 2 e foi inaugurado em 01/01/1949.
Possuía 2.530 lugares e funcionou até 1974, quando virou um estacionamento.
Durante as décadas de 40 e 50 houve a construção de grandes salas de cinema no subúrbios, como registrado em jornal da época:
"Depois do futebol, o cinema é a diversão predileta do carioca, tanto seja da cidade ou dos subúrbios.
E estes já possuem salas de projeção magníficas, instaladas com todo o conforto, com luxo mesmo.
Rara a localidade destas paragens que não tenha um cinema.
Na zona da Leopoldina há um, pelo menos, em cada estação.
Da parte da Central do Brasil, Madureira é o subúrbio que bate o "record".
Nas outras estações mais afastadas, a mesma animação.
O preço do ingresso é accessível e o homem do trabalho não deixa de levar a esposa e os filhos a essa diversão.
As matinées infantis tornam os subúrbios álacres, facilitando, certas empresas, à criançada, essa diversão tão do seu agrado".





Desde os anos 1970 funciona ali uma agencia da Caixa Economica Federal. Nota-se agora que a via férrea está murada.

17 comentários:

  1. Me lembro muito bem daquelas colunas do São Pedro.Também me lembro que assisti a um filme do Maciste que ele derrubava as colunas de um grande castelo e eu fiquei meio cabreiro se não ia acontecer nada conosco ali no cinema.Boas lembranças,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a Caixa Economica mudou praticamente toda a arquitetura do predio.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Carlos/Indaiatuba31 de março de 2016 às 22:27

    Na verdade o Cine São Pedro, foi inaugurado no dia 29/06/1951 às 20:30 hs., com o filme "O Cavaleiro de Sherwood" pela União Cinematografica Brasileira S/A e, possuia 2530 poltronas. Como todos fechou em 1974.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vc soube disso?
      meu pai ia muito lá quando tinha seus 20 e poucos anos, hj ele tem 78.

      Excluir
  4. Apesar dos assentos de madeira o sistema de refrigeração e o tamanho da tela fazia a festa também. Era super legal quando os ônibus entravam, na rua Jose Mauricio sendo comum os passageiros verificarem o filme em exibição normalmente um letreiro pintado e com folhas coladas que ficavam na parte superior da entrada principal. A plateia superior era muito pouco usada sendo comum permanecer fechada, já que a capacidade de assentos no térreo era satisfatória quase sempre sobrava lugar , salvo em filmes concorridos como Roberto Carlos a 300 km por hora etc super lotado. Assisti vários filmes lá e o bomboniere fazia parte do ritual praticamente um balcão quase redondo com vitrines para escolhas dos doces etc. A Sala também era emprestada/alocada para eventos especiais Capitão Aza esteve lá em uma grande campanha contra as drogas etc para alunos da Rede Publica. Durante a triste demolição no qual aquela bela arquitetura foi destruída eu era criança e havia as portas laterais com saída para a Rua Jose Mauricio e do outro lado portas com grades e janelas de vidro viradas para o largo da penha (Av Brás de Pina) no meio daqueles escombros consegui pegar algumas sobra de filmes e fui correndo contar para meus primos a pequena aventura.Passado tantos anos só tenho a dizer que é triste que no meio de tanta cultura a memória social dos bairros da leopoldina e principalmente dos cinemas de rua quase não são trabalhadas.Para finalizar não podemos esquecer que vários casamentos surgiram no cinema São Pedro (Também conhecido como Bruni Penha) já que era efetivamente uma agenda social para encontrar amigos e namoradas. Quando começou o processos de pré fechamento era exibidos até dois filmes como forma de tentar atrair um público alternativo.Lamentavelmente teve o mesmo fim do Mauá de Ramos , destruído para surgir no lugar uma arquitetura nada agradável , monstruosa e sem preocupação com o passado.

    ResponderExcluir
  5. Lott BSB obrigado pelos comentarios que so engrandecem nosso blog. Visite tambem nossa pagina no facebook Um Coraçao Suburbano.
    Que voce tenha um feliz Natal.

    ResponderExcluir
  6. Alguém tem conhecimento sobre o cine Carmoly na Pça do Carmo ??

    ResponderExcluir
  7. Vi muito filme lá, virou deposito, um tipo de guarda de estoque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta enganado amigo ou amiga, virou agencia da Caixa Economica Federal. Ta ai na foto.

      Excluir
  8. Antes da CX.Econômica era Estacionamento em 1974,eu morava ao Lado na RUA JOSE MAURICIO N.101.PREDIO DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DA PENHA..

    ResponderExcluir
  9. Não sei quem vc é. Mais eu também morei na José Maurício 101durante 17 anos. Eu AMAVA morar lá , no prédio da Irmandade N.S.daPenha. Minha família se mudou prá lá, eu tinha 3 aninhos. Me criei lá . Não tem um pedacinho do prédio ou da Igreja ou das ruas,que eu não tenha uma história prá contar. Quando minha família se mudou,eu fiquei 1 ano doente mesmo. Só melhorei quando eu ia visitar os meus amigos, ir a Igreja e subir correndo as escadas do prédio. Só não tinha coragem de ir até a esquina da rua, porque eu soube que o Cinema São Pedro tinha cido DEMOLIDO. Eu chorei muito muito mesmo. Acho que eu nunca chorei tanto na minha vida . É mais do que lamentável, é uma falta de respeito ao patrimônio do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem facebook? Entra num grupo chamado Leopoldina do Passado. Seus relatos serão valiosos lá!

      Excluir
  10. Lembrando sempre que temos nossa pagina no facebook Um Coração Suburbano

    ResponderExcluir
  11. Frequentei muito esse cinema, moro até hoje na Penha. Hoje sou correntista da Caixa econômica no mesmo local. Fui com a minha irmã ver Roberto Carlos em ritmo de aventura entre outros. Bons tempos!

    ResponderExcluir
  12. Eu também não esqueci o Cine São Pedro sinto saudades dele era nosso passeio preferido eu e grande amiga de adolescência morávamos em Vigário Geral.

    ResponderExcluir
  13. Muitas histórias interessante sobre o passado deste cinema, que hoje é a Caixa Econômica Federal,onde comecei a minha primeira poupança.

    ResponderExcluir