terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jardim Zoológico de Vila Isabel

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, fundado no bairro de Vila Isabel pelo Barão de Drummond, foi inaugurado em 06/01/1888 como 1º Jardim Zoológico do Brasil. O primeiro zoo carioca teve uma área com riachos, lagos artificiais e uma extensa coleção de animais domésticos e selvagens, com bichos brasileiros como jacarés e macacos, mas também com atrações exóticas como elefante e leão, por exemplo. O estabelecimento dispunha de papel timbrado com dizeres simples, mas era diferente para a época: “Jardim Zoológico – Villa Izabel – Rio de Janeiro”.
Hoje, o atual Jardim Zoológico do Rio de Janeiro está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista s/nº, no bairro de São Cristóvão.
O passar dos anos, entretanto, trouxe dificuldades financeiras... Para solucionar o problema e salvar o zoológico de uma crise, o Barão criou o “jogo do bicho”, (o curioso é que primeiramente foi cogitado fazer o jogo das flores, baseado num jogo ja existente no Mexico),  atraindo a atenção de visitantes, moradores do bairro e, mais tarde, de toda a cidade, que faziam suas apostas pela manhã e retiravam o resultado à tarde... A ideia do Barão de Drumond acabou por transformar-se em uma marca no cotidiano da cidade, mas não foi suficiente para salvar o antigo zoológico, que terminou fechando suas portas na década de 1940.





                                                       Foto do local nos dias de hoje

                                                       E assim nasceu o jogo do bicho...
       
Bilhete de entrada do Jardim Zoológico de Vila Isabel, datado de 1895, com o qual se fazia o jogo do bicho. Reprodução fotográfica MIS.
Esta entrada dá ao portador o direito de um prêmio vinte vezes o valor da mesma, se lhe sair o animal premiado... (válido por 4 dias)
ESTA ENTRADA NÃO PODE SOFRER A MENOR ALTERAÇÃO


Samba-Enredo 1976 - Sonhar com rei dá leão 
Beija-Flor de Nilópolis
Sonhar com anjo é borboleta,Sem contemplação,Sonhar com rei dá leão,Mas nesta festa de real valor,Não erre, não,O palpite certo é Beija-Flor (Beija-Flor)
Cantando e lembrando em cores,Meu Rio querido, dos jogos de flores,Quando o Barão de Drummond criou,Um jardim repleto de animais,Então lançou,Um sorteio popular,E para ganhar,Vinte mil réis com dez tostões,O povo começou a imaginar...Buscando,No belo reino dos sonhos,Inspiração para um dia acertar
Sonhar com filharada,É o coelhinho...Com gente teimosa,Na cabeça dá burrinho,E com rapaz (bis)Todo enfeitado,O resultado, pessoal,É pavão ou é veado
E assimDesta brincadeiraQuem tomou conta em MadureiraFoi Natal, o bom NatalTransformando sua escolaEm tradição do carnavalSua alma hoje é águia brancaEnvolta no azul de um véu
Saudado pela majestade o sambaE sua brejeira corte (bis)Que lhe vê no céu 



                                     Prefeitura começa obras para revitalizar o antigo Zoo


A Secretaria Municipal de Obras iniciou em janeiro de 2011 a revitalização da área do antigo Jardim Zoológico, que terá o Parque Recanto do Trovador reformado. No local será construído uma Nave do Conhecimento, com biblioteca digital e cursos ligados à tecnologia. 
O Parque, que será todo recuperado e contará com novos equipamentos para crianças e idosos, vai resgatar a memória do antigo Zoo na decoração. 

Fontes;
Site da Prefeitura
www.vagalume.com.br
www.girafamania.com.br



6 comentários:

  1. Parabéns pelo capricho nas postagens, ótimas fotos e ótimas reportagens. Nesse Blog se conhece o Rio. Muito bom gosto.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este conteudo,bem resumido e ao mesmo tempo abrangente.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Luiz Carlos, parabens pelas belas postagens do nosso querido Rui de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Luiz Carlos pelas belas e importantes publicações de fotos antigas do Rio.

    ResponderExcluir
  5. Quando escuto a musica de Noel Rosa,cantada por Gal Costa, Os 3 apitos eu lembro de uma fabrica de tecidos que funcionava no local que é hoje ocupado pela rede Pão de Açucar,quando eu falo aqui para o meu pessoal que eu trabalhei lá na época do supermercado Disco do Dr Amaral na década de 80 ninguem acredita,mas eu trabalhei sim. Mas não sabia que até hoje ainda toca o apito. Valeu Luiz Carlos,continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Quando criança, diverti-me por várias vezes neste parque até a primeira metade dos anos 80. Melhor lugar não tinha para correr, brincar de pique e esconde-esconde. Eu desejava explroar aquilo tudo, mas meus pais e os professores de escola não deixavam ir pra tão longe deles.

    Morando novamente no Rio, desde dezembro do ano passado, estive nomanente lá no antigo Jardim Zoológico, vi que o local realmente está recebendo a devida atenção pelo Poder Público. E, sem dúvida que a construção de uma vila olímpica foi uma ideia bem inteligente. Ago que está beneficiando bastante o pessoal que vive hoje nas comunidades do Morro dos Macacos (Serra do Engenho Novo), outro lugar que visitei meses atrás em minhas caminhadas na cidade.

    ResponderExcluir