quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Parque Ari Barroso

O parque Ary Barroso, criado em 1964, ocupa uma área de cerca de 50.000 m² no bairro da Penha Circular, próximo à linha férrea, em terreno da antiga Chácara das Palmeiras. As terras foram adquiridas em 1868 pelo empreendedor português Francisco Lobo Júnior, grande incentivador do desenvolvimento da região. Primeiro parque implantado no subúrbio carioca, constitui-se em um dos principais centros de recreação da cidade. Foi concebido como um bosque, com cascatas e lagos, aproveitando a topografia existente em um terreno originalmente de vegetação esparsa e rarefeita. No local foram plantadas 130 espécies distintas de árvores floríferas com épocas alternadas de floração. Em 2003, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro elaborou um projeto de recuperação e revitalização do parque.
fonte: Portal Inepaq






Localiza-se em frente ao viaduto João XXIII, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha Circular.
Costumava ir todos os domingos com meu pai e minha irmã, teve uma época que iamos de bicicleta.
Naquele tempo o parque era bem cuidado, tinha cachoeiras, lagos, brinquedos. Depois disso veio o abandono. E com o abandono vieram outros frequentadores. Agora, com a pacificação, o parque está sendo revitalizado. Está sendo construida uma arena cultural. O parque voltou a ser do povo.




O Parque Ari Barroso vai ser contemplado com a construção da Arena Carioca da Penha. A Prefeitura vai investir mais de R$ 5 milhões nas obras do equipamento, que vai ocupar o trecho da esquina da Avenida Brás de Pina com a Rua Flora Lobo. As obras serão gerenciadas pela RioUrbe, empresa municipal subordinada à Secretaria Municipal de Obras (SMO).
A Arena Carioca da Penha vai ocupar uma área de 2 mil m² e terá três pavimentos e uma construção em anexo. O primeiro andar da Arena conta com arquibancada para cerca de 270 pessoas, palco e um camarim. O mezanino terá outra arquibancada com 140 lugares, mais um camarim e área técnica com cabine de som e luz. No terraço com vista panorâmica ficará localizado o bar e os sanitários masculino e feminino. O prédio em anexo terá dois andares, onde estão projetados bilheteria, gerência, recepção de artistas, sala multiuso, bar e vestiário.
Fonte: Site da prefeitura



12 comentários:

  1. Não cheguei à frequentar o Parque muitas vezes,mas faz parte sem dúvida da memória de todos da Penha.Parabéns,mais uma vez pelo trabalho de disponibilizar estas lembranças para todos!

    ResponderExcluir
  2. Vc citou: " Agora, com a pacificação, o parque está sendo revitalizado. Está sendo construida uma arena cultural. O parque voltou a ser do povo..."

    Moro ao lado do parque e sei que isso não é verdade, o que temos hoje é uma "ocupação" do parque pelo exército, que nos impediu de utilizar a única área verde da região ...
    Além do mais, a tal arena carioca na penha ficou só na promessa e os 5 milhões de reais , ah esses ninguém sabe aonde estão ...

    Lamentável que a " pacificação" só traga policiais e exclua a cultura e lazer. Afinal trabalhador pobre da ZN não precisa disso, parque é pra quem está na barra ou ZS. Ao menos é o que parece.

    Ainda sim, é bom saber que existe alguém como vc que ama a ZN. O seu blog tem boas informações histórias e estéticamente perfeito e um convite quase que irrecusavel para quem chega aqui. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentarios, Anonimo, essas informações sobre a revitalização do parque eu retirei do site da prefeitura, isso em novembro de 2011. Eu passo em frente ao parque quase todos os dias e realmente ainda não vi obra nenhuma referente a essa arena cultural. Espero que não fique so na promessa. Abraços

    ResponderExcluir
  4. oi Luis

    Sua amiga anonima e leitora de carteirinha retorna. Antes de tudo obrigada por ter respondido o meu comentario.
    Pois bem, ontem aqui em casa recebemos um folder dizendo que a arena da penha será aberta hoje e terá inclusive presença do prefeito e show do elymar santos amanhã.

    Ou seja, Hoje se inaugura uma arena carioca lá, mas nada de falar de revitalização do parque. Afinal estamos falando de Rio +20 , meio ambiente , preservação, contato com a natureza, mas parece que esse discurso não inclui a ZN , afinal nos impedem de adentrar nessa grande área ambiental. Me sinto triste por isso.

    Irei lá para conferir de perto e tirar fotos. E se puder perguntar ao prefeito quando nos devolverá o parque, afinal ele é tombado e uma doação.

    Estamos iniciando uma campanha para a reabertura do parque e se estiver disposto a nos ajudar, é só entrar em contato comigo.

    ResponderExcluir
  5. Você tem fotos do Parque Ary Barroso?

    A Arena Carioca Dicró está organizando uma exposição de fotos do Parque Ary Barroso, na Penha.

    Caso você tenha fotos com imagens do parque de qualquer época, entre em contato conosco pelo tel. 21-3486-7643,
    e-mail: arenacariocadicro@observatoriodefavelas.org.br ou procure-nos pessoalmente, de terça a domingo, das 10h e 18h, na Av. Brás de Pina, s/n° - Parque Ary Barroso – Penha (ao lado do Hospital Getúlio Vargas).
    As fotos serão copiadas por nós (através de scanner), selecionadas e expostas para o público. A exposição está prevista para abril ou maio de 2013.

    Contamos com a sua colaboração!

    Walter Macedo Filho
    Gestor
    Arena Carioca Dicró
    Observatório de Favelas

    ResponderExcluir
  6. Legal, gostei de saber disso, será otimo ver essa exposição.
    Existem no facebook algumas fotos do parque, uma ou outra na nossa pagina Um Coração Suburbano.
    Boa iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. E agora, fim de 2013, como anda o Ari Barroso? Sou daZO e hoje soube da existência do parque pela TV.

    ResponderExcluir
  8. o parque hoje na verdade esta abandonado isso sim acabaram com nossa área de lazer não se pode nem caminhar mais além disso se é um patrimonio estorico pq fizeram isso

    ResponderExcluir
  9. estive no parque essa semana, estou revoltada com o que vi. Muito lixo, mato, animais abandonados. o que mais me impressiona é que dentro do parque funciona uma grande base da policia militar e uma arena carioca. Não é possível que um desses órgãos não possa assumir a responsabilidade de manutenção e conservação do parque.

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz parte desse lugar minha infância minha origem saudades a onde eu aprendi a nadar

    ResponderExcluir